Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Produtividade e descontração marcaram o encontro do DAT


Jorge Moraes
Companheirismo: Neste mês, as atividades levaram em consideração a importância do trabalho realizado em equipe
O comprometimento e a dedicação sempre estiveram presentes no cotidiano das coordenadoras pedagógicas da rede de ensino de Biritiba Mirim, que multiplicam com os educadores das escolas onde trabalham os conhecimentos adquiridos nas capacitações promovidas pelo projeto Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro. O encontro deste mês foi realizado na última quarta-feira na Emef Professora Helena Ricci Barbosa, no bairro Iroy. Mais uma vez a equipe, formada pela coordenadora-geral do programa, a jornalista Suéller Costa, e a coordenadora pedagógica, a professora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto, levou novas propostas de trabalho para os alunos de 1º ao 5º ano. 

Além da troca de experiências e o contato com novas didáticas pedagógicas, o evento fortaleceu ainda mais os laços existentes entre as profissionais da Educação e a equipe da empresa jornalística, que sempre procura apresentar atividades inovadoras e dinâmicas, ajudando a transformar o ensino-aprendizagem em algo mais enriquecedor e divertido. 

Para deixar o ensino ainda mais atraente e prazeroso, as participantes foram contempladas com três atividades. A ortografia, a concordância verbal e nominal e o trabalho em equipe foram alguns dos assuntos tratados pelos exercícios. Uma forma bem interessante e eficiente de incentivar os alunos a se dedicar aos estudos.
De acordo com Marilene Alves, coordenadora pedagógica da Emef Professora Helena Ricci Barbosa, as atividades criadas pelos educadores da escola estão mais voltadas à ortografia. "A cada dia o jornal vai para uma sala diferente. Todos os alunos têm acesso ao Diário do Alto Tietê e contam com uma mala especial na qual levam um exemplar para casa. Por meio dessa estratégia, os pais também realizam a leitura do veículo de comunicação", comenta.

Beneficiada com a proposta da empresa jornalística há aproximadamente um ano, a equipe de cada escola que integra a rede de ensino de Biritiba Mirim também se torna responsável pelo bom desenvolvimento da proposta. A prova disso é o resultado gradativo obtido pela Emef Nelson de Oliveira Camargo, que conta com a coordenação pedagógica de Bruna Elisa de Melo.

Segundo a educadora, os professores realizam um rodízio com os jornais recebidos, sendo utilizados com todos os alunos do colégio. No entanto, novas ideias estão prestes a serem colocadas em prática. "Estamos pensando em sortear o Diarinho para aquele aluno que fizer a atividade corretamente e apresentar bom comportamento nas aulas", conta.

Fonte: Diário do Alto Tietê - Gabriela Pasquale 26/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário