Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividade integra escola, família e comunidade


Credito:  Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí)
Os estudantes ficaram reunidos em nome da Paz no encerramento da gincana


















Com o objetivo de integrar a família na escola e promover atividades pacificadoras, o corpo docente e funcionários do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, realizaram uma gincana na Semana da Cultura de Paz (08 a 11 de outubro). Durante dois dias todos os alunos e seus familiares participaram de atividades lúdicas que promoveram a solidariedade e a integração “Além de integrar e sensibilizar a comunidade, queremos realmente nos tornar uma instituição que promove a paz através de ações concretas (não apenas no Projeto Político Pedagógico), mostrar que é possível construir uma escola com alunos mais conscientes, um ambiente promovedor desta paz”, coloca a pedagoga Gerdiena Dykstra.

As atividades foram organizadas pelos próprios professores durante uma formação pedagógica. “No primeiro dia da gincana os alunos levaram seus familiares que precisaram cumprir algumas tarefas e apresentar um número artístico. No segundo dia, divididos eles em equipes, misturando todas as séries (pequenos e grandes) no intuito de promover esta paz e uma competição saudável”, conta Gerdiena.
O grito de guerra das equipes era uma frase que remetia à paz, a qual foi registrada nas camisetas dos integrantes. Os muros da escola também foram pintados com motivos de paz. “Foi muito legal, nos divertimos bastante e fizemos amizade com pessoas de outras salas com quem nem conversávamos. Foi muito bom mesmo”, comenta o aluno do Nono Ano, Erik Lara.

O professor Edson Luiz Corrêa Júnior trabalhou o tema durante o ano todo com suas turmas. Ele acredita ser necessário mostrar aos alunos a importância da luta pela paz e pela preservação dos valores humanos e do relacionamento interpessoal. “Refletindo sobre o lema do nosso colégio, idealizado pela diretora Ana Wieslava Kapschak [‘Nós somos a melhor escola, pois temos os melhores alunos, melhores professores e funcionários e a melhor comunidade escolar’], os alunos puderam perceber que a paz não começa grandiosamente, mas com singelos gestos na família, na escola, e que as mudanças são possíveis quando temos ousadia, consciência, alegria e união”, coloca.

Jovens e Adultos
Jornal está presente em aulas do EJA
A turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Carlos Ventura, em Carambeí, está utilizando o Jornal da Manhã para leitura e conhecimento de assuntos com grande repercussão na sociedade. A notícia ‘Transplantes de rim, coração e fígado sobem 77%’, publicada no dia 28 de setembro, foi bastante discutida pelos jovens. A aluna Roze Casturina é a favor e diz que já se cadastrou como doadora de órgãos. “Também sou doadora de sangue, pois acredito que com esse ato estou salvando muitas vidas'', afirma. Além de debates, a turma utiliza as matérias jornalísticas para aprender Matemática nas aulas do professor Igor Abrami. “Com as informações dispostas no jornal foram realizados cálculos envolvendo porcentagem, incremento de valores e médias aritméticas, momento em que os alunos puderam utilizar o conteúdo aprendido em sala de aula em situações do seu cotidiano”, destaca

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 19/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário