A atividade feita por educadores ligados ao programa DM na Sala de Aula (do Diário da Manhã/Passo Fundo) reuniu alunos da pré-escola para aprender mais sobre anatomia
Em um projeto sobre o corpo humano, os alunos foram estimulados a desenvolver a atividade com jornal. Antes da construção de um boneco de jornal, os alunos movimentaram o corpo através de atividades físicas e motoras.
“Eles desenvolveram a percepção (gestos e gostos), a linguagem oral e escrita, a coordenação motora a lateralidade (noção espacial) – e assim a criatividade. Depois, os alunos confeccionaram um boneco de jornal com tinta e muita animação”, explicou a professora da Escola Sabedoria, Taisa Schleder.
As partes do corpo humano foram trabalhadas, bem como também a importância de atividades físicas e a alimentação saudável, a fim de manter bem o corpo e a mente.
Confecção do boneco de jornal / FOTO / ESCOLA SABESORIA)
“Eles desenvolveram a percepção (gestos e gostos), a linguagem oral e escrita, a coordenação motora a lateralidade (noção espacial) – e assim a criatividade. Depois, os alunos confeccionaram um boneco de jornal com tinta e muita animação”, explicou a professora da Escola Sabedoria, Taisa Schleder.
As partes do corpo humano foram trabalhadas, bem como também a importância de atividades físicas e a alimentação saudável, a fim de manter bem o corpo e a mente.
Confecção do boneco de jornal / FOTO / ESCOLA SABESORIA)
CONCURSO JORNALISTA POR UM DIA
A temática deste ano foi o Festival Internacional do Folclore
Culturas de diferentes partes do mundo
A temática deste ano foi o Festival Internacional do Folclore
Culturas de diferentes partes do mundo
O CIOFF- Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais. A presidência do CIOFF mundial é exercida atualmente por Kari Bergholm, da Finlândia e a presidência honorária, por seu fundador Henry Coursaget. O CIOFF promove Mostras de Artes Tradicionais e Festivais Internacional de Folclore.
Em nossa escola o Sr. Paulo Dutra palestrou sobre o valor do conhecimento e da cultura de outros povos antecipadamente, transmitindo a professores, estudantes, grupos, CTGs, associações e comunidade em geral o que seria um festival e as implicações que esse traz em relação a acolhida de culturas diferentes oriundas de diversas partes do mundo.
Minha turma da Escola Georgina Rosado trabalhou bastante sobre folclore. A região que meu grupo pesquisou foi a Sudeste, vimos as comidas típicas, danças, vestimentas, artesanato. Os grupos de trabalho se reuniram e apresentaram comidas, brinquedos e também vestimentas. Nossa Escola investe muito em tudo que tenha a ver com educação, sempre que podemos assistimos a palestras, vamos a encontros com autores, acho que isso é muito importante no nosso aprendizado. Já estamos nos preparando para ir ao festival e tenho certeza que vai ser experiência boa.
Em nossa escola o Sr. Paulo Dutra palestrou sobre o valor do conhecimento e da cultura de outros povos antecipadamente, transmitindo a professores, estudantes, grupos, CTGs, associações e comunidade em geral o que seria um festival e as implicações que esse traz em relação a acolhida de culturas diferentes oriundas de diversas partes do mundo.
Minha turma da Escola Georgina Rosado trabalhou bastante sobre folclore. A região que meu grupo pesquisou foi a Sudeste, vimos as comidas típicas, danças, vestimentas, artesanato. Os grupos de trabalho se reuniram e apresentaram comidas, brinquedos e também vestimentas. Nossa Escola investe muito em tudo que tenha a ver com educação, sempre que podemos assistimos a palestras, vamos a encontros com autores, acho que isso é muito importante no nosso aprendizado. Já estamos nos preparando para ir ao festival e tenho certeza que vai ser experiência boa.
Sayonara Oliveira, 7º ano
EMEF Georgina Rosado
EMEF Georgina Rosado
Folclore e cultura
O Festival Internacional do Folclore acontece no mês de agosto, o que gera movimentação na cidade de Passo Fundo, pois pessoas do mundo inteiro vêm para o festival para se apresentar e para assistir. No CTG o folclore está presente nos ritmos musicais.
No folclore religioso podemos citar como exemplo as capelinhas que passeiam no bairro todo o mês, no domingo a família que está com capelinha vai até a missa para receber bênção da família. O folclore acontece naturalmente, é quando as pessoas não sabem quem inventou, algo que tem mais de setenta anos é considerado folclore.
O dia vinte e dois de agosto é o dia do folclore. O folclore gaúcho tem como danças: pezinho, maçanico, pau de fita, tatu de volta no meio, chote carreirinho e outras. As comidas do nosso folclore são o churrasco e o arroz de carreteiro.
O folclore é de origem inglesa: “folk” quer dizer popular, povo e “lore” é sabedoria. Folclore é um conjunto de crenças, costumes, tradições de povo, com objetivo característico a transmissão de geração em geração e promover a paz.
O bom do festival é que todas as pessoas podem assistir mesmo quem não tem como pagar a entrada na lona, podem ir ao shopping Bella Cittá e dialogar com as pessoas que vêm de outros lugares do Brasil ou os que vêm de outros países.
No folclore religioso podemos citar como exemplo as capelinhas que passeiam no bairro todo o mês, no domingo a família que está com capelinha vai até a missa para receber bênção da família. O folclore acontece naturalmente, é quando as pessoas não sabem quem inventou, algo que tem mais de setenta anos é considerado folclore.
O dia vinte e dois de agosto é o dia do folclore. O folclore gaúcho tem como danças: pezinho, maçanico, pau de fita, tatu de volta no meio, chote carreirinho e outras. As comidas do nosso folclore são o churrasco e o arroz de carreteiro.
O folclore é de origem inglesa: “folk” quer dizer popular, povo e “lore” é sabedoria. Folclore é um conjunto de crenças, costumes, tradições de povo, com objetivo característico a transmissão de geração em geração e promover a paz.
O bom do festival é que todas as pessoas podem assistir mesmo quem não tem como pagar a entrada na lona, podem ir ao shopping Bella Cittá e dialogar com as pessoas que vêm de outros lugares do Brasil ou os que vêm de outros países.
Vitória Cordoni Pereira, 7º ano
EMEF Georgina Rosado
Os vencedores do concurso Jornalista por um dia receberão a premiação no próximo dia 9 de outubro. Conhecer a redação e conversar com os jornalistas que produzem o Jornal Diário da Manhã está entre as atividades.
Dinâmica em sala de aula
Nome: Olimpíada dos Pés
Material: duas bolas de jornais, cadeiras e apito para iniciar o jogo.
Modo de fazer: dois grupos – sentados em cadeiras em fileiras paralelas, uma em frente da outra, o primeiro de cada fileira recebe a bola de jornal coloca nos pés e tem de passar a bola só com os pés até o último da fila, a bolinha vai passando pelos pés de todos, em cima dos peitos dos pés juntos.
Aplicação: trabalho em grupo, trabalhar em equipe, conjunto e integração.
EMEF Georgina Rosado
Os vencedores do concurso Jornalista por um dia receberão a premiação no próximo dia 9 de outubro. Conhecer a redação e conversar com os jornalistas que produzem o Jornal Diário da Manhã está entre as atividades.
Dinâmica em sala de aula
Nome: Olimpíada dos Pés
Material: duas bolas de jornais, cadeiras e apito para iniciar o jogo.
Modo de fazer: dois grupos – sentados em cadeiras em fileiras paralelas, uma em frente da outra, o primeiro de cada fileira recebe a bola de jornal coloca nos pés e tem de passar a bola só com os pés até o último da fila, a bolinha vai passando pelos pés de todos, em cima dos peitos dos pés juntos.
Aplicação: trabalho em grupo, trabalhar em equipe, conjunto e integração.
Nome: Recreio diferente
Material: jornal, tesoura, cola e canetinhas.
Modo de fazer: o professor prepara cartões confeccionados com jornal de acordo com o número de alunos. Os cartões podem trazer a continuação de determinada notícia ou usar a criatividade, adequando o conteúdo que esta trabalhando no momento. Depois, é só distribuí-los aleatoriamente entre o grupo da sala de aula.
Aplicação: propõe-se, então, um recreio diferente. “Hoje vocês passarão o recreio com os (as) colegas que receberem o cartão ou irão completar o que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo”. A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre os cartões recebidos (o que ele simboliza para cada um, além de dialogar sobre o material). A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores ou de fixação do conteúdo que está sendo abordado no momento.
Jornal Diário da GaleraEstá finalizada mais uma edição do Jornal Diário da Galera, desta vez, dos alunos da Escola Círculo Operário, que contaram com a ajuda do professor Lucas para produzir o material. Historias da escola e dos sujeitos que a formam foram exploradas pelos estudantes. Resenha e charge também foram questões criadas pelos principiantes de jornalista.
Material: jornal, tesoura, cola e canetinhas.
Modo de fazer: o professor prepara cartões confeccionados com jornal de acordo com o número de alunos. Os cartões podem trazer a continuação de determinada notícia ou usar a criatividade, adequando o conteúdo que esta trabalhando no momento. Depois, é só distribuí-los aleatoriamente entre o grupo da sala de aula.
Aplicação: propõe-se, então, um recreio diferente. “Hoje vocês passarão o recreio com os (as) colegas que receberem o cartão ou irão completar o que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo”. A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre os cartões recebidos (o que ele simboliza para cada um, além de dialogar sobre o material). A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores ou de fixação do conteúdo que está sendo abordado no momento.
Jornal Diário da GaleraEstá finalizada mais uma edição do Jornal Diário da Galera, desta vez, dos alunos da Escola Círculo Operário, que contaram com a ajuda do professor Lucas para produzir o material. Historias da escola e dos sujeitos que a formam foram exploradas pelos estudantes. Resenha e charge também foram questões criadas pelos principiantes de jornalista.
Os alunos arquitetando o projeto / FOTO / EQUIPE DM
Fonte: Diário da Manhã/ DM na Sala de Aula (http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=39617)
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