Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Alunos conhecem o cotidiano dos profissionais da Imprensa


Erick Paiatto

Na prática: A redação é a seção mais cogitada, pois nesse espaço os alunos conhecem a rotina dos repórteres e fotógrafos

















Conhecer a rotina dos profissionais da Imprensa é um dos desejos dos alunos que passaram a trabalhar com o jornal durante as suas aulas. Por meio do projeto Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro, os estudantes conhecem os gêneros jornalísticos, as características dos textos direcionados a esse veiculo de comunicação, as particularidades de cada seção divulgada e ainda aprendem a analisar os conteúdos publicados.
Cada assunto ganha uma abrangência ainda maior quando são complementados aos temas trabalhados dentro da grade curricular. Por acompanhar diariamente o noticiário, os jovens tornam-se cada vez mais críticos, opinativos e participativos tanto no ambiente escolar quanto na sua comunidade. E, aos poucos, surge o interesse em conhecer de perto a rotina dos profissionais que correm atrás das notícias que melhor interessam ao seu público.

Para atender a essa expectativa, o jornal Diário do Alto Tietê abre as suas portas para apresentar o seu espaço aos estudantes atendidos pelo projeto do veículo de comunicação. Mensalmente, alunos dos ensinos Fundamental I e II e Médio visitam a empresa jornalística.
Monitorados pela assistente administrativa e responsável pelo setor de visitas, Carol Carnevale, eles conhecem todos os departamentos, desde o setor de assinaturas, telemarketing, comercial, administrativo, além da redação e da gráfica. Estes dois últimos são os que despertam uma maior atenção dos jovens. "Os alunos não imaginam a grandeza do jornal e das inúmeras áreas que o veículo abrange. Muitos estudantes ficam encantados, inclusive com as funções dos profissionais da Imprensa, alguns saem da empresa pensando em seguir a área jornalística ou fotográfica", explica Carnevale.

A redação e as funções dos repórteres, fotógrafos, editores e diagramadores são apresentadas pela também repórter e assistente de Redação Fernanda Fernandes. Aos alunos, ela explica como é a rotina desses profissionais responsáveis pela produção do Diário do Alto Tietê.
Aqueles que correm atrás dos fatos e se esforçam para produzir, dentro do prazo estipulado, as notícias que condizem às necessidades da população. "Geralmente, as escolas que visitam o Diário do Alto Tietê trabalham com projetos que envolvem o jornal. Então, eles chegam curiosos para saber como é a sua produção, como é o trabalho dos repórteres, fotógrafos e diagramadores. Alguns produzem jornais escolares, e têm, inclusive, essas funções dentro do veículo institucional. Por isso os professores se interessam em mostrar aos alunos como funciona a rotina de um jornal até mesmo para incentivá-los cada vez mais no desenvolvimento das suas atividades", destaca a jornalista do Grupo Mogi News de Comunicação.

Diário do Alto Tietê/ Suéller Costa 29/08/2012

2 comentários: