Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Construindo o conceito de cidadania


Os educadores da escola pública municipal Conceição Mourão, realizaram um projeto educativo cujo objetivo principal foi desenvolver e exercer a cidadania
É dever das instituições de ensino possibilitar a oportunidade de crescimento dos alunos em diversas áreas de conhecimento. Os educadores possuem o papel de desempenhar na escola, tarefas que levem os alunos a interpretar e re-interpretar os seus vínculos com a realidade social e, também, motivá-los a expressarem atitudes cidadãs. Pensando nisso, os educadores da escola pública municipal Conceição Mourão, realizaram um projeto educativo cujo objetivo principal foi desenvolver e exercer a cidadania, fazendo com que os 834 alunos refletissem e aprendessem a questionar a própria realidade. O projeto que teve início em setembro deste ano terá a conclusão ainda neste mês de outubro. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Caro educador, tome o devido cuidado de envolver todos os alunos da escola, inclusive os funcionários. Sabemos que temas como política, direitos e deveres, democracia, entre outros, é de suma importância que todos conheçam.

2º PASSO
Na escola Conceição Mourão, o Projeto Eleições “As quero em paz” possui diversos objetivos, são eles: desenvolver e exercer a cidadania, compreender a cidadania como participação social e política, compreender seus direitos e obrigações, aprender a questionar a realidade, construir o conceito de democracia, construir a noção de identidade municipal, identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas e propostas para o município nas áreas de educação, saúde, moradia, segurança, transporte e prevenção às drogas.

3° PASSO
Caro educador, procure investir em projetos como este que está sendo apresentado. Os nossos alunos precisam compreender que a mudança de qualquer realidade só será possível através de participação social.

4° PASSO
O Projeto Eleições – “As quero em Paz” da EMEIF Conceição Mourão, realizou as seguintes ações: pesquisa do processo eleitoral municipal, análise de propagandas e programas eleitorais, pesquisa da bibliografia dos candidatos a prefeito, significado dos partidos com as relativas siglas e significados; pesquisa na internet, TV e rádio (horário eleitoral), leitura de panfletos, propostas dos candidatos, confecção de mural, dramatizações, gincanas, gráficos, paródias, filmes, desenhos, caricaturas, simulação das eleições na escola com votação e urnas, pesquisa sobre o trabalho dos mesários, presidentes, fiscais de partido e demais funções assumidas em função das eleições, pesquisa sobre crimes eleitorais e análise crítica de jargões políticos.

5º PASSO
Caro educador, relacione todas as atividades que serão realizadas durante a execução do projeto e atenção para contemplar todas as turmas de alunos do colégio. O Projeto eleições - “As quero em Paz” teve a participação de todos os alunos da escola, ou seja, a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: Blog O Povo na Educação/ Luíza Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário