A Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Atalaia,
realiza semanalmente diversas propostas em sala de
aula utilizando o jornal O Diário. Em um dos encontros
a professora de história e geografia, Edna Coelho Bolonha,
trabalhou com os alunos sobre a desigualdade social,
temática muito presente nas matérias do impresso.
realiza semanalmente diversas propostas em sala de
aula utilizando o jornal O Diário. Em um dos encontros
a professora de história e geografia, Edna Coelho Bolonha,
trabalhou com os alunos sobre a desigualdade social,
temática muito presente nas matérias do impresso.
A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos,
mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre
principalmente em países não desenvolvidos.
Segundo dados da Organizações das Nações Unidas
(ONU), em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual
do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade
de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de
0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1,
maior a desigualdade).
mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre
principalmente em países não desenvolvidos.
Segundo dados da Organizações das Nações Unidas
(ONU), em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual
do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade
de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de
0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1,
maior a desigualdade).
Os que vêm de família modesta têm, em média, menos
probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que
possuem baixo nível de escolaridade têm menos
probabilidade de chegar a um status social elevado, de
exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado.
probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que
possuem baixo nível de escolaridade têm menos
probabilidade de chegar a um status social elevado, de
exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado.
Os objetivos das atividades propostas pela professora
Edna foram verificar os conhecimentos prévios dos estudantes
sobre o assunto, levar à compreensão da desigualdade social
presente nas notícias e descobrir qual o sentimento dos alunos
através da análise de imagens e textos.
Edna foram verificar os conhecimentos prévios dos estudantes
sobre o assunto, levar à compreensão da desigualdade social
presente nas notícias e descobrir qual o sentimento dos alunos
através da análise de imagens e textos.
A turma foi dividida em dois grupos e cada equipe
recebeu duas edições diferentes de O Diário.
A missão dos estudantes foi encontrar no material
fatos que apresentassem a desigualdade social,
em seguida montar cartazes com quadros
comparativos e os seguintes títulos “País que temos” e
“País que queremos”.
Depois das imagens e notícias já coladas os alunos
ainda escreveram sobre seus sentimentos em relação
ao que leram no jornal.
A fim de adquirir maior conhecimento, os estudantes
procuraram no dicionário o significado das palavras
“desigualdade” e “social”.
procuraram no dicionário o significado das palavras
“desigualdade” e “social”.
Para fechar a aula a professora solicitou uma produção textual,
os alunos Ivanildo, Marta, Maria e Maria do Carmo fizeram um
acróstico mostrando que compreenderam o assunto e também
a atividade proposta.
os alunos Ivanildo, Marta, Maria e Maria do Carmo fizeram um
acróstico mostrando que compreenderam o assunto e também
a atividade proposta.
Fonte: Blog O Diário na Escola
(http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/10/03/atividades-com-o-impresso-tambem-despertam-interesse-nos-alunos-da-eja/)
(http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/10/03/atividades-com-o-impresso-tambem-despertam-interesse-nos-alunos-da-eja/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário