Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Coordenadora do Vamos Ler ministra oficina de fanzine para o “Bando da Leitura”


Durante todos os dias da semana as crianças que participam do projeto de leitura Bando da Leitura estão envolvidas em diversas atividades para comemorar o Dia das Crianças e Dia Nacional da Leitura, na sexta-feira, 12 de outubro. Uma das atividades foi a oficina de fanzine ministrada pela coordenadora do Programa Vamos Ler, Talita Moretto, no dia 10/10. O programa é desenvolvido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR. 
Cada criança criou um fanzine sobre as coisas que mais gostavam como leitura, literatura, família, rock’ n ‘roll, filmes, skate, futebol e tecnologia, entre outros temas.
Confiram alguns registros da oficina:
VOCÊ SABE O QUE É FANZINE?
Fanzine é uma abreviação de FANatic magaZINE. Fanzine é, portanto, uma revista editada por um Fã (ou Fan, em inglês). Trata-se de uma publicação despretensiosa, pode ser ou não sofisticada (depende dos recursos que serão utilizados em sua criação), que engloba todos e qualquer tipo de tema e pode assumir uma determinada postura política (não é regra), com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.
Embora essa manifestação midiática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de Fanzines em quase todas as faixas etárias.
O Fanzine teve origem nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. O certo é que os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos.
Fonte: Sala Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário