Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Elaborar cartas pode contribuir no processo de ensino


Diferente de muitos que acham que cartas é  algo do passado e que necessita de um bom tempo disponível, o estudante do 9º ano da Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes, Anderson Pessoa, 14 anos, adora elaborar cartas e afirma que a prática até o ajuda a escrever melhor. “Quando coloco no papel o que estou pensando, escrevo corretamente e não corto as palavras como faço quando escrevo e-mail”, diz.

O estudante também fala como aprendeu a gostar de escrever cartas em uma época onde cada vez mais os e-mails  são utilizados para mandar mensagens. “Aprendi a fazer cartas e a gostar delas com minha mãe, pois até hoje ela escreve para suas amigas. Quando quero falar com algumas pessoas, além de e-mails, mando cartas também”, completa.

Segundo a licenciada em letras vernáculas , Talita Novaes, a carta é uma modalidade de escrita que deve ser trabalhada em sala de aula e em todas as turmas, incentivando o gosto pela leitura e melhorando a escrita. “Ensinar os gêneros literários, principalmente através do uso das cartas, favorece as crianças a transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores, podendo assim também fortalecer a utilização dos meios de comunicação que se tornaram ultrapassados como a carta, a qual passou  a ser esquecida”, afirma.

Na Escola Municipal Vinícius de Morais,  os alunos são estimulados a elaborarem  cartas, principalmente no dias das mães. A ideia surgiu em 2009  como homenagem para as mães dos estudantes que, depois de aprenderem como elaborar o texto, fazem  as cartas que serão enviadas para o correio e entregues em suas casas.

“Já fazia a experiência antes em minha turma do ensino fundamental I e quando me tornei gestora, levei a sugestão aos professores e eles adoraram a ideia. A carta é uma maneira de comunicação que utilizamos muito aqui na escola como forma de auxiliar no processo da escrita”, disse a diretora da escola, Elisabete Almeida.

Para a coordenadora pedagógica  da  Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes, Cristiane Santos,  apesar do aluno ler mais, ele ainda escreve muito pouco. “A carta pode contribuir para que o estudante aprenda a escrever mais e melhor. Na unidade passada, trabalhamos a elaboração de cartas  nas turmas e pedimos que cada aluno elaborasse sua carta falando sobre seus direitos e deveres  encaminhando à direção da escola. Foi uma experiencia muito boa”, explicou.

Todo final de ano, o  Correios estimula  milhares de estudantes a escreverem cartas direcionadas ao Papai Noel, como incentivo a escrita. A campanha  também  incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade. Algumas escolas já estão preparando seus alunos para a elaboração de uma boa carta.


Na  escola  Vinícius de Morais,  os alunos mostram suas cartas

Fonte: Blog A Tarde Educação - Cátia Lima 25/10/2012 http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=118460

Nenhum comentário:

Postar um comentário