Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Escola lança informativo e realiza sonho de estudantes

A realização de um sonho. Foi com esta expressão que a professora Alessandra Mara Adão, uma das responsáveis pela sala de leitura da escola estadual Ary Bocuhy, situada no Conjunto Habitacional Ivo Tozzi, em Araçatuba, definiu o lançamento do jornal “Informativo do Ary”, ocorrido na quarta-feira passada, dia 3. O Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região acompanhou o processo porque foi um dos incentivadores do trabalho.

Primeira edição do jornal escolar da EE Ary Bocuhy


EMPENHO
Alessandra foi uma entre as dezenas de professores que participaram dos cursos de formação continuada do Ler para Crescer promovidos desde o ano passado em parceria com a Diretoria de Ensino de Araçatuba. Foi quando se sentiu motivada para realizar o trabalho com o jornal escolar.
Com a colega Márcia Rita Dourado Regiolli, também da sala de leitura, e o apoio da diretora Marilda Terezinha Pereira Barnabé, dos coordenadores, professores e alunos, a ideia se transformou em realidade e eles lançaram a edição nº 1.

Professores entregam jornais para alunos
Agora já estão em processo de fechamento da edição de novembro também em formato revista, impresso em quatro cores.
“O jornal é muito importante para a escola por ser mais um meio de comunicação e de integração. Não basta só discutir o valor da leitura, é preciso construir, fazer com que a leitura esteja cada vez mais presente na vida dos nossos alunos”, acredita a diretora.


INTEGRAÇÃO
Além dos cursos e oficinas promovidos pelo Ler para Crescer na Diretoria, a equipe do Ary Bocuhy recebeu um atendimento personalizado, com reunião para os professores durante o horário de estudo deles e uma oficina de fanzines, encontros realizados no primeiro semestre deste ano.

"Quando lançamos a ideia do jornal para os colegas professores e os alunos, todos gostaram”, conta Alessandra. “Agora os estudantes estão orgulhosos dizendo ‘fizemos o primeiro jornal da escola”, finaliza.
Para a diretora, por ser a primeira edição, deve ser considerada um acontecimento especial. “O resultado mostra que o jornal foi bem planejado, contempla assuntos variados do cotidiano escolar, informações importantes sobre a história da escola e da aprendizagem dos alunos”, analisa.
Na primeira edição, professores e alunos trabalharam com textos dos gêneros informativos e opinativos do jornal.

Equipe escolar comemora lançamento do Informativo do Ary
Fonte: Blog do Programa Ler para Crescer (http://lerparacrescer.folhadaregiao.com.br/2012/10/escola-lanca-informativo-e-realiza.html)

Um comentário: