“[...] a literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo. Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nosso pais, depois aqueles que nos cerca; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente”.Tvzvedan Todorov, A literatura em perigo
ESCOLA SABEDORIA
Circuito de jornal
Os alunos utilizaram o material para traçar um circuito até a bandeira do Brasil
Circuito de jornal
Os alunos utilizaram o material para traçar um circuito até a bandeira do Brasil
A atividade realizada pelos alunos da pré-escola consistiu em uma espécie do antigo jogo da Amarelinha, em que somente é possível pisar em quadrados específicos. No caso, os pequenos pisaram nos locais em que havia a folha de jornal para vencer a brincadeira.
“Ao final do circuito os alunos confeccionaram a bandeira do Brasil que estava fragmentada no espaço proposto. Os alunos lembraram ainda que as partes da bandeira tinham figuras geométricas, o que deu margem a outros temas de estudo”, relatou a professora da Escola Sabedoria Taisa Schleder.
“Ao final do circuito os alunos confeccionaram a bandeira do Brasil que estava fragmentada no espaço proposto. Os alunos lembraram ainda que as partes da bandeira tinham figuras geométricas, o que deu margem a outros temas de estudo”, relatou a professora da Escola Sabedoria Taisa Schleder.
(Brincadeira à moda antiga / FOTO / ESCOLA SABEDORIA)
ESCOLA FREDOLINO CHIMANGO
Conteúdo para pensar, material para reciclar
Alunos utilizaram os gêneros jornalísticos para interpretar e construir senso crítico do material
Os alunos da oitava série utilizaram o jornal Diário da Manhã para ler, interpretar e produzir textos. Depois, o jornal serviu como aporte para a reciclagem – foi confeccionado um porta-jornal e jogo-americano.
“O Trabalho com jornal pode fornecer-nos inúmeras possibilidades de atividades: debates de assuntos que estabelecem relações entre o indivíduo e o mundo que o cerca, diferentes interpretações de um mesmo assunto, estudo dos recursos expressivos e das modalidades de texto próprios da linguagem jornalística e produções de textos específicos, tais como notícias, editoriais, entrevistas, reportagens, etc”, explicou a professora Loreci Fereira da Silva, da Escola Fredolino Chimango, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa.
“O Trabalho com jornal pode fornecer-nos inúmeras possibilidades de atividades: debates de assuntos que estabelecem relações entre o indivíduo e o mundo que o cerca, diferentes interpretações de um mesmo assunto, estudo dos recursos expressivos e das modalidades de texto próprios da linguagem jornalística e produções de textos específicos, tais como notícias, editoriais, entrevistas, reportagens, etc”, explicou a professora Loreci Fereira da Silva, da Escola Fredolino Chimango, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa.
(Durante a atividade... / FOTO / ESCOLA FREDOLINO CHIMANGO)
CONCURSO JORNALISTA POR UM DIA
A temática deste ano é o Festival Intencional de Folclore
Folclore é tradição
O folclore é um conjunto de lendas, mitos, brincadeiras típicas de anos, passadas de geração a geração. Folclore brasileiro (segundo o capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro) é sinônimo de cultura popular brasileira e representa a identidade social da comunidade através de criações culturais, individuais ou coletivas, é também uma parte essencial da cultura brasileira.
O estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX e levou mais de cem anos para se consolidar no país, a partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se instalou e recebeu conformação conceitual sólida, sendo composto por contribuições com destaque para a cultura portuguesa, a negra e a indígena.
Raquel Maciel – 71
EMEF Georgina Rosado
O estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX e levou mais de cem anos para se consolidar no país, a partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se instalou e recebeu conformação conceitual sólida, sendo composto por contribuições com destaque para a cultura portuguesa, a negra e a indígena.
Raquel Maciel – 71
EMEF Georgina Rosado
Folclore é cultura
O Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo apresenta espetáculos artísticos com a presença de grupos de diversos países e estados brasileiros, permitindo, assim, uma integração cultural com a população. O evento ocorre em todos os anos pares e a cada realização atinge um público aproximadamente de 180 mil pessoas.
O festival de folclore é muito importante na vida cultural para promover a paz através do cultivo das tradições, da arte popular e democrática que possibilita o acesso a todas as camadas sociais e intelectuais.
Durante as festividades são proporcionadas, ainda, mostras e vendas de artesanatos, apresentação dos grupos participantes em lugares públicos, desfiles pelas ruas do centro da cidade e oficinas de danças estrangeiras e gaúchas.
Lembrando que a grande ideia do evento é a troca de experiências internacionais integrando usos e costumes de diversas nacionalidades, por isso, grande parte dos grupos que vêm de fora do país querem voltar ao Estado para poder continuar interagindo com nossas culturas.
O festival de folclore é muito importante na vida cultural para promover a paz através do cultivo das tradições, da arte popular e democrática que possibilita o acesso a todas as camadas sociais e intelectuais.
Durante as festividades são proporcionadas, ainda, mostras e vendas de artesanatos, apresentação dos grupos participantes em lugares públicos, desfiles pelas ruas do centro da cidade e oficinas de danças estrangeiras e gaúchas.
Lembrando que a grande ideia do evento é a troca de experiências internacionais integrando usos e costumes de diversas nacionalidades, por isso, grande parte dos grupos que vêm de fora do país querem voltar ao Estado para poder continuar interagindo com nossas culturas.
Lays de Lima da Silva – 71
EMEF Georgina Rosado
Dinâmica de integração
Nome: rolinhos de dons
Material: jornais, cortar o jornal em rolinhos para que depois possam ser desenrolados.
Modo de fazer: As pessoas recebem rolinhos de jornal, o professor pede para que pensem em uma qualidade marcante que tem cada pessoa; dizer a qualidade soltando e balançando esses rolinhos no centro do grupo, expondo sua qualidade para o grupo, depois cada um tira um pedaço desses rolinhos , circula pela sala para partilhar com os outros, dando um pedaço do seu rolo , falando a qualidade e recebendo o pedaço da outra pessoa.
Ex: Fulano eu lhe dou a minha comunicação, e o outro dá um pedaço do rolo de jornal dizendo “e eu lhe dou meu... (a qualidade que tem). O professor reflete que mesmo quando partilhamos nossos dons sempre resta um pouco mais para partilhar. Todos jogam para cima os pedacinhos que ganharam, para partilhar com as outras pessoas que não estavam ali (simbolicamente).
EMEF Georgina Rosado
Dinâmica de integração
Nome: rolinhos de dons
Material: jornais, cortar o jornal em rolinhos para que depois possam ser desenrolados.
Modo de fazer: As pessoas recebem rolinhos de jornal, o professor pede para que pensem em uma qualidade marcante que tem cada pessoa; dizer a qualidade soltando e balançando esses rolinhos no centro do grupo, expondo sua qualidade para o grupo, depois cada um tira um pedaço desses rolinhos , circula pela sala para partilhar com os outros, dando um pedaço do seu rolo , falando a qualidade e recebendo o pedaço da outra pessoa.
Ex: Fulano eu lhe dou a minha comunicação, e o outro dá um pedaço do rolo de jornal dizendo “e eu lhe dou meu... (a qualidade que tem). O professor reflete que mesmo quando partilhamos nossos dons sempre resta um pouco mais para partilhar. Todos jogam para cima os pedacinhos que ganharam, para partilhar com as outras pessoas que não estavam ali (simbolicamente).
Fonte: Diário da Manhã/Programa DM na Sala de Aula 27/09/2012
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