Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Educadores de Arujá são orientados no uso do jornal


Gabriela Pasquale
De Arujá
Sueller Costa

Os diretores das escolas da rede municipal viram na prática a abrangência do trabalho realizado com o auxílio do jornal Mogi News
Encontro reuniu os diretores de todas as unidades atendidas pelo projeto do veículo regional

A exemplo do trabalho realizado nas unidades de Poá/SP e de Biritiba Mirim/SP, a rede de ensino de Arujá/SP também está sendo contemplada com as capacitações do projeto Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais. Realizado no início deste mês em dois períodos, manhã e tarde, na Emef Sidônia Nasser do Prado, o encontro nessa cidade contou com a participação dos diretores das unidades atendidas pelo programa, que compartilharam com os colegas de profissão e com a equipe do Grupo Mogi News de Comunicação as atividades que vêm sendo realizadas pelos professores das escolas por elas dirigidas.

Ministrada pela coordenadora-geral da ação, a jornalista Suéller Costa, e pela coordenadora pedagógica, a educadora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto, os participantes colocaram em prática cinco atividades, que, além de mostrar a importância do trabalho em equipe, provaram que o jornal é uma ferramenta abrangente e eficaz, podendo ser utilizada em todas as disciplinas da grade curricular.

Antes de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos aprendidos no encontro, os educadores conheceram os benefícios do Programa Jornal e Educação (PJE), criado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e realizado em todos os Estados do Brasil. Uma forma de orientá-los e incentivá-los a multiplicar as atividades apresentadas ao longo das capacitações aos professores de cada colégio que compreende a rede de ensino arujaense.

De acordo com a diretora da Emei XII, Simone Maria Teixeira, os alunos da Educação Infantil trabalham o jornal de diversas maneiras. "Eles têm mais contato com as letras e as imagens do veículo, produzindo alguns textos. Por meio dessa ferramenta é possível deixar a aula mais atraente", comenta.

Além das atividades realizadas em grupo e todo o suporte teórico e pedagógico oferecido pela equipe do Grupo Mogi News de Comunicação, os educadores assistiram ao vídeo "Feliz Resto do Ano", que os incentivou a dar continuidade ao que foi colocado em prática no semestre anterior. Para Glaucia Franco Abreu, diretora da Escola Municipal Dona Rosalina de Almeida Mendes, o Mogi News já foi incorporado à rotina pedagógica de sua unidade. Ela contou que os estudantes são alfabetizados por meio do veículo "Para aprender as letras do alfabeto, a cada dia, os alunos recortam uma letra diferente do jornal. Os professores também trabalham diversos valores por meio dessa ferramenta, tratando da água, da poluição e dos animais, por exemplo", explica.

Bem-vindo
A Secretaria de Educação de Arujá apoia o projeto do Grupo Mogi News de Comunicação e está satisfeita com as ações realizadas e os benefícios que o programa oferece tanto aos alunos quanto aos educadores. De acordo com Elaine Mariano, coordenadora de projetos da rede arujaense, o Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais é responsável por beneficiar a rede de ensino do município. "Os encontros são muito produtivos e permitem que as crianças possam lidar com as notícias diárias, que são trabalhadas de diversas maneiras pelos educadores", declara.

Fonte: Mogi News 19/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário