No último dia 10 a equipe do Diário na Escola realizou o encontro pedagógico “A formação do receptor crítico e ativo na linguagem do jornal”, ministrado pela Prof. Ms. Mariana Ferreira Lopes.
A palestrante deu início aos conteúdos definindo o que é leitura e seus diferentes níveis, que podem ser classificados como sensorial, emotivo e racional. “Ler é deixar de ler com os olhos dos outros e passar a ler com nossos próprios olhos, é realizar transformações na visão de mundo e da cultura”, define Lopes.
Para ler é necessário decodificar os sinais. É válido lembrar que também lemos sons e imagens, a leitura é um diálogo no qual o leitor não só recebe, como interpreta – de diferentes formas – o conteúdo do texto. Na leitura crítica é dado um resignificado, é o ato de relacionar o texto com o contexto, proporciona o compromisso do homem com a realidade na qual está inserido.
Outro ponto destacado durante a palestra foi a leitura crítica dos meios de comunicação, que pode ser realizada tanto na escola, como na família ou na comunidade. É uma interação com o mundo, por isso é importante que os receptores não sejam passivos. “A centralidade da mídia hoje é indiscutível, quase 80% do nosso tempo diário é destinado aos meios de comunicação, as crianças, por exemplo, passam mais tempo em frente a televisão, computador ou videogame, do que com os livros”, destaca Mariana.
Não percebemos a quantidade de informações e notícias que recebemos diariamente, a mídia interfere nas discussões sociais de toda a comunidade. Esta foi outra questão comentada pela ministrante, a relação dos meios de comunicação com a sociedade. “Sabemos do mundo aquilo que a imprensa nos conta, até a realidade chegar para nós ela passa por uma série de filtros, por isso considera-se que os comunicadores reconstroem os fatos a partir daquilo que viram ou ouviram”.
Para finalizar as questões teóricas, Lopes falou sobre a leitura crítica dos jornais, lembrando que por mais que a grande imprensa repasse a ideia de que é neutra, isto é irreal. “Na leitura deve-se compreender qual a linha editorial do veículo de comunicação e os interesses que este defende”, afirma.
Algo que chama a atenção dos leitores nos jornais, são as imagens. A fotografia começou a ser utilizada no impresso em 1842, apenas dois anos após a sua invenção. A foto serve para comprovar que o fato aconteceu, é considerada um discurso assim como o texto, e isso só é possível devido aos elementos fotográficos: ângulo, plano e composição. As legendas das fotos são de extrema importância, podendo destacar determinado ponto da imagem, complementar ou até induzir o leitor à alguma interpretação específica.
Depois de todo o conteúdo teórico apresentado, Mariana fez uma proposta de atividade prática com os educadores participantes do encontro. Assim, os profissionais poderão repassar com maior segurança o conteúdo para os alunos, formando não só leitores críticos, como também cidadãos cada vez mais críticos e participativos da sociedade em que vivem.
Fonte: Blog O Diário na Escola (http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/10/16/encontro-pedagogico-proporciona-discussao-sobre-a-leitura-critica/0
Nenhum comentário:
Postar um comentário