O jornal pode deixar de ser apenas um objeto de leitura para se tornar uma ferramenta atrativa de aprendizagem.
A professora Lidiane Medeiros, da Escola Municipal Paulo Cavalcanti de Moura, localizada no bairro Liberdade, realizou uma atividade lúdica com os estudantes do 5º ano C da instituição.
A professora Lidiane é formada em geografia, o que mostra que o jornal não deve ser utilizado apenas na disciplina de língua portuguesa.
Com o tema: "Explorando o jornal através do jogo" (o jornal como um instrumento de perguntas e respostas em um game), Lidiane levou seus alunos a identificar a variedade de informações que cada caderno traz; compreender a linguagem de cada caderno; despertar a agilidade e rapidez dos alunos ao ler o jornal.
Para desenvolver a atividade lúdica, ela dividiu a sala em dois grupos, cada grupo com um jornal de dias diferentes.
Depois elaborou perguntas para os grupos. As perguntas são diferenciadas para cada grupo, de acordo com o jornal que cada um pegou.
As perguntas elaboradas por ela se referiam a elementos do jornal, como colunas, reportagens, editorias, jornalistas etc.
* Que reportagem teve destaque no caderno de política, página 3?
*Qual foi a opinião do jornalista Neto Queiroz em sua coluna?
*Quais colunistas relatam sobre as festas, eventos e sociais da cidade de Mossoró?
*O que podemos encontrar na capa de um jornal?
Como premiação para o grupo que responder as perguntas, ela sugere pontos extras na disciplina no final da aula.
Para ela, houve uma boa participação dos alunos durante a atividade, com todos empolgados em responder as perguntas. Para isso, era preciso apenas ler o jornal e reconhecer suas partes. "A avaliação foi muito satisfatória, pois os alunos despertaram ainda mais o gosto pela leitura e manuseio do jornal diariamente na sala em busca de informações e conhecimentos sobre nossa cidade. Posso avaliar que meus alunos antes desse projeto não reconheciam o jornal, agora a realidade é outra, há uma procura diariamente pelas informações, como por exemplo, eles todos os dias perguntam: 'Ei professora, hoje tem jornal?'", avalia a professora.
Com o uso diário do jornal, os alunos acabam se habituando a ler suas páginas. A leitura vira uma realidade na escola e o professor pode aproveitar a oportunidade para explorar tanto os conteúdos da disciplina quanto questões críticas com relação aos assuntos polêmicos.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste 31/10/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário