Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eu quero minha biblioteca...e você?




As escolas da sua comunidade, do seu bairro, da sua cidade, têm biblioteca? Para muitas pessoas, a pergunta soa um tanto absurda, pois, se a biblioteca é um item fundamental na arte de educar, a resposta deveria ser óbvia: “É claro que tem!”. Mas, infelizmente, o Brasil ainda está longe de tornar esta pergunta desnecessária e absurda.  E foi preciso criar uma lei assegurando esse direito para que, até 2020, todas as instituições de ensino do país, públicas ou privadas, tenham biblioteca – é a lei 12.244/10, sancionada em março de 2010.
Mas, em se tratando de lei, a questão esbarra em outra característica muito própria da nossa cultura: no Brasil existem “leis que pegam” e “leis que não pegam”. Ou seja: algumas leis são realmente executadas a contento, enquanto para outras as autoridades e os próprios cidadãos fazem vistas grossas e a coisa não sai do papel.
Acontece que, se esta lei das bibliotecas escolares “não pegar”, a educação também “não pega”. Porque é na biblioteca da escola que a cultura escrita se fortalece, as pessoas aprendem a usar os livros coletivamente, a comunidade é incentivada a utilizar outras bibliotecas, a análise crítica é incrementada, garante-se a democratização ao conhecimento por meio de livros de qualidade e a introdução da literatura no cotidiano da escola fortalece seu projeto pedagógico. É na biblioteca escolar que os alunos poderão aprender o caminho para a biblioteca pública como escola permanente, depois dos Ensinos Fundamental e Médio. A biblioteca, como instituição pública, tem a função de informar e formar, possibilitando o desenvolvimento de estudos e pesquisas.
Não parece óbvio?
Parece. Mas o que as pessoas não sabem é que já existem recursos públicos para implementar e manter bibliotecas escolares e que todos os cidadãos têm poder para mobilizar esses recursos e defender a biblioteca da sua escola. Lembrando que a sua escola é a escola do seu filho, do filho do amigo, do sobrinho, do vizinho, de todos os brasileiros… A escolas e as bibliotecas são nossas!
Portanto, a convicção de que com a cooperação entre os diversos setores, a democratização do acesso às legislações e recursos existentes e o controle social pela população, será possível planejar caminhos que garantam a efetivação da lei 12.244/10, surgiu a Campanha Eu Quero Minha Biblioteca. Uma coalização empreendida pelo Instituto Ecofuturo composta por organizações que desenvolvem trabalho de referência nas áreas de educação, leitura e biblioteca. São elas: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Movimento Por um Brasil Literário, Instituto Ayrton Senna, Rede Marista de Solidariedade e Todos pela Educação.
A Campanha Eu Quero Minha Biblioteca tem o objetivo de divulgar amplamente essas informações aos gestores públicos, aos candidatos às eleições municipais, em especial, aos dirigentes de ensino, aos professores, à sociedade civil e aos cidadãos brasileiros.
O primeiro passo foi abrir a caixa de instrumentos disponíveis, traduzindo para uma linguagem simples e direta as informações sobre onde estão os recursos públicos e como ter acesso a eles. Para isso, contamos com a parceria do pesquisador Fernando Burgos, da Fundação Getúlio Vargas, que preparou a cartilhaComo Acessar Recursos Públicos para Implementar e Manter Bibliotecas. A publicação, enxuta e clara, informa o que precisamos fazer para ter uma biblioteca na escola. Dividida em quatro temas – Espaço e Infraestrutura, Acervo, Equipe e Atendimento –, em apenas 10 páginas, nos ensina a pôr mãos à obra.
 
Eu Quero
Então, acesse a cartilha Orientações Sobre Como Acessar Recursos Públicos para Criar e Manter Bibliotecas e leve adiante as informações sobre a lei 12.244/10 e as formas de cumpri-la. Compartilhe pelas redes sociais, nos clubes, associações de classe ou de bairro, fóruns virtuais, grupos de estudo… Procure a escola do seu bairro, fale com o diretor, com os professores… Se você é educador, professor, diretor, coordenador pedagógico, trate desse assunto com o Secretário de Educação e prefeito do seu município.
Baixe a cartilha gratuitamente aqui:
Fonte: Ecofuturo

Nenhum comentário:

Postar um comentário