Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cinema, Jornal e Educação com o Vamos Ler


O Programa Vamos Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR, realiza o projeto Cinearte, que une cinema e educação. Quer ver como funciona?

Metodologia
Vamos Ler com Cinearte
Uma vez ao ano os alunos são levados ao cinema para uma atividade de apreciação da arte cinematográfica e análise da linguagem audiovisual.  Isso é possível a partir da junção do projeto Vamos Ler com o projetoCinearte, também realização do JM. São apresentados curtas-metragens nacionais, com temas interessantes e educativos (como cidadania, formação do leitor, meio ambiente, dentre outros). No final da sessão acontece um bate-papo sobre os filmes, estimulando que os jovens interpretem as mensagens que foram transmitidas. 
Embasamento Teórico-Metodológico
Vamos Ler está sustentado na Educomunicação (Comunicação + Educação + Ação), que envolve os campos de estudo da Mídia e da Educação. A partir dessa metodologia o professor, em sala de aula, passa a ser um mediador do conhecimento do aluno. Ele irá promover a comunicação entre e com os alunos, possibilitando a expressão do saber e estimulando que o jovem aprenda o novo utilizando o seu aprendizado primeiro, aquele adquirido fora da escola.
Ao levar práticas de educomunicação para o ensino, o educador estará permitindo a criação de ecossistemas comunicativos em ambientes educativos, e abrindo espaço para o diálogo.
Com o jornal, o educador tem em mãos assuntos atuais para trabalhar dentro de todas as disciplinas curriculares, estimulando o interesse dos jovens pelo o que ocorre ao seu redor, motivando a participação social 
Desta forma, o jornal entra na sala de aula sem a pretensão de disputar espaço com o livro didático ou outros recursos pedagógicos, ele torna-se uma ferramenta complementar aos conteúdos trabalhados pelos professores, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para uma leitura mais significativa e contextualizada do mundo.
A notícia aproxima os estudantes dos fatos que ocorrem no seu bairro, na sua cidade, na sua região, no país e no mundo, permitindo que ele amplie o seu senso crítico, desenvolva a criatividade, aprimore a leitura e a escrita e se interesse mais pela sociedade em que vive.


Para saber mais sobre o Vamos Ler, acesse: http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/index.php/projeto-vamos-ler/

Nenhum comentário:

Postar um comentário