Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O bom chimarrão


O bom chimarrão 
Em consideração à tradição do gaúcho, alunos da Escola Sabedoria (Passo Fundo/RS) confeccionaram uma cuia gigante

O as folhas de jornal amassado serviram para representar a erva mate, depois os alunos pintaram um mural sobre a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul. 

“Dialogamos sobre os usos, os costumes, a cultura e a tradição do povo gaúcho. O chimarrão caiu no gosto dos alunos e nós fizemos uma roda de mate com cuias e chaleiras de brincadeira. Assim, demonstramos amor pelo nosso chão, pelas nossas raízes e, principalmente, continuidade a nossa cultura”, ressaltou a professora da Escola Sabedoria, Taisa Schleder.


Atividades com o jornal 
Para trabalhar sentimentos e emoções:

Hoje estou assim: o aluno (a) deverá procurar expressões no jornal acerca de como ele está se sentindo naquele dia.
O motivo: o aluno deve justificar por meio da escrita o porquê de estar alegre, triste, enfim. Conforme a percepção do professor, ele vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão. (Por Cristina Castejon Branco, psicopedagoga coordenadora do DM na Sala de Aula)

CONCURSO JORNALISTA POR UM DIA
A temática deste ano é o Festival Intencional de Folclore.

Festival do folclore em Passo Fundo
O Festival do Folclore estará novamente em Passo Fundo, a Capital Nacional da Literatura sendo realizada a décima primeira edição entre o dia 17 e 20 de agosto, ano em que nós estaremos comemorando vinte anos da primeira edição do festival, que começou em mil novecentos noventa e dois em Passo Fundo.

Folclore é tudo que simboliza os hábitos de um povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração por meio de lendas, canções, mitos, hábitos, brincadeiras e enfeites.

Para conhecermos melhor a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante sabermos sua cultura, tradição, ou seja, folclore, é também uma forma de manifestação de povos.

No Brasil o folclore recebe influências dos povos que aqui já habitavam como os índios e dos que também vieram depois. Desde mil novecentos e noventa cinco, no Brasil, temos um dia especial para comemorarmos as nossas tradições folclóricas: o dia vinte e dois de agosto é o dia do folclore. Folclore é uma palavra de origem inglesa: folk significa povo e iore sabedoria popular.

Passo Fundo estará recebendo outros municípios da região que virão especialmente para assistir ao festival do folclore, que reúne mais de vinte países em Passo Fundo. E as pessoas que não têm recursos para assistir ao festival na lona poderá ver um pouco de cultura nas ruas da cidade.

Yasmin Cordoni, 7º ano
EMEF Georgina Rosado

Fonte: DM na Sala de Aula http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=40033



Nenhum comentário:

Postar um comentário