Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Escola discute sobre abuso de crianças e adolescentes


Credito: Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira (Ponta Grossa)Credito:  Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira (Ponta Grossa)
Os alunos criaram a ‘boneca sorriso’ para lembrar que o correto a fazer é contar a um responsável quando perceber que há algo de errado
A frequência com que relatos sobre violência sexual contra crianças e jovens aparecem na mídia, e nas notícias no Jornal da Manhã, está chamando a atenção dos alunos do Quinto Ano da Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, em Ponta Grossa. Por ser um assunto delicado, mas que precisa ser discutido, a professora Juliana Borges Duda foi em busca de recursos que possibilitassem levar o tema ‘sexualidade’ para a sala de aula.
Além dos textos midiáticos, ela encontrou um aliado no livro ‘Segredo Segredíssimo’ (Geração Editorial), de Odivia Barros, que aborda o tema pedofilia. A obra traz a histórias de Adriana, uma garotinha que é chamada pelo tio para fazer uma ‘brincadeira de adulto’ e é aconselhada pela amiguinha Alice a contar tudo para sua mãe. “Quando abordei a situação do livro percebi que grande parte das crianças acreditava que as ações mencionadas ali estavam relacionadas a jogos de bilhar, baralho, bingo, bebidas, enfim, ‘brincadeiras’ de adultos. Procurei, então, por meio das próprias imagens do livro, levá-las a entender que o ‘segredo segredíssimo’, neste caso, era o abuso sexual que a criança sofria calada. Eles refletiram sobre o assunto e expliquei que o segredo precisa sempre ser contado a um adulto”, explica a professora.
Juliana pretendia criar um espaço de reflexão e discussão sobre sexualidade e abuso sexual na infância e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade das crianças para com o próprio corpo, e ajudá-las a identificar ações de terceiros que colocam sua integridade física ou mental em risco. Ela criou um Quiz sobre o tema, tornando o momento descontraído e, ao mesmo tempo, esclarecedor. “Esta vivência em sala de aula possibilitou uma grande aproximação com meus alunos, estabelecemos vínculos de confiança e amor que vão além dos portões da escola. Conversar abertamente sobre o assunto, com respeito, evita que esse assunto seja abordado por estranhos”, coloca.
A discussão foi concluída com a produção de desenhos. “Gostei de conversar sobre sexualidade. Na escola estamos com amigos e não sinto vergonha”, comenta a aluna Micaely de Paula Maciel.
Abuso
O abuso sexual prejudica crianças e jovens
Isso faz muito mal para a saúde física e moral
E não pense que é normal!
A pedofilia é ruim
Estraga toda criança
Causando muita dor
E acabando com suas esperanças
O futuro deve ser bem pensado
O mundo precisa ser valorizado
E devemos pensar que as crianças
Precisam ser tratadas
com muito amor no coração.
Lorena e Emanuely
EM Maria Laura Pereira 

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 30/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário