Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Inscrições abertas para o Ler para Crescer - 2013

Ayne Salviano
Coordenadora do Ler para Crescer

Escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular, do ensino básico ao superior; instituições, organizações, associações e entidades que desenvolvem atividades socioeducativas, segmentos específicos como educação de jovens e adultos, educação especial e ensino profissionalizante, e instituições de ressocialização interessadas em participar do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer da Folha da Região no ano que vem precisam começar a se inscrever no programa a partir de hoje.


Ana Eliza Lemos Senche, diretora-geral da Folha da Região,
abre encontro de professores de 2012

O procedimento é simples. É preciso enviar um e-mail (lerparacrescer@folhadaregiao.com.br) para receber a ficha cadastral. Mesmo as unidades escolares inscritas em anos anteriores precisam se recadastrar. Em 2013, o Ler para Crescer atenderá apenas 50 escolas de Araçatuba e região. Em 2012, foram aproximadamente 70 escolas parceiras. Para o ano que vem, se houver mais interessados do que vagas, dois critérios vão determinar a escolha das escolas-parceiras: a ordem de inscrição e o histórico de trabalhos desenvolvidos com jornal e educação nos últimos dois anos (2010-2012).

As instituições de ensino que participam do Ler para Crescer recebem, de fevereiro a novembro, uma assinatura diária da Folha mais 20 exemplares semanais para atividades desenvolvidas pelos professores em salas de aula. Os docentes recebem capacitação por meio de cursos gratuitos de formação continuada e as escolas podem agendar palestras, oficinas e workshops sobre temais ligados à mídia e educação.


INCENTIVO
O Ler para Crescer desenvolve um trabalho de incentivo à leitura e à cidadania por meio da democratização da informação e do fomento à educação a partir da leitura orientada do jornal na sala de aula.


O programa auxilia os docentes a usarem os veículos de comunicação, em especial o jornal impresso, como recurso didático e pedagógico em ambientes socioeducativos para estimular o gosto pela leitura, contribuir para a formação de cidadãos leitores conscientes e participativos; e estimular crianças, jovens e adultos a se posicionarem diante dos fatos da sociedade, de preferência, produzindo conteúdos midiáticos fotografias, textos e filmagens - que poderão ser reproduzidos nos veículos da Folha.


Os objetivos são oportunizar o acesso ao meio jornal para todas as camadas da população; desenvolver o gosto pela leitura; valorizar a informação como instrumento de construção da cidadania; contribuir para um aprendizado mais pleno da leitura e da escrita; colaborar com a dinamização do currículo escolar, e ampliar a capacidade de reflexão, verbalização e organização de ideias dos alunos, de todas as idades.


AÇÕES
Além de distribuir assinaturas e exemplares da Folha, o Ler para Crescer mantém esta página semanal divulgando ações do programa desenvolvidas pelas unidades escolares. A intenção é que atividades feitas por colegas estimulem outros professores e, desta forma, em rede, os conhecimentos sejam compartilhados e multiplicados. Esta divulgação também é feita por meio do blog lerparacrescer.folhadaregiao.com.br e pelas redes sociais.


No programa, estão previstas ainda as visitas monitoradas à sede do jornal, que acontecem também entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, e concursos culturais.

Fonte: Blog Ler para Crescer (http://lerparacrescer.folhadaregiao.com.br/2012/10/inscricoes-abertas-para-2013.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário