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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Alunos dramatizam uma matéria policial do DAT

Jorge Moraes
Prática: Atividade foi desenvolvida com toda a turma, alguns foram escolhidos para interpretar os personagens principais



Turma do 5º ano transforma notícia em uma peça teatral com direito a júri e advogados

Criatividade, dedicação e comprometimento. Essas são as principais características dos educadores da rede de ensino de Biritiba Mirim, que não medem esforços para tornar o ensino-aprendizagem em algo mais prazeroso. A prova disso são os projetos idealizados pelos professores da Emef Helena Ricci Barbosa, que conta com a coordenação pedagógica de Marilene Alves e direção de Maria Aparecida Zaidan. Uma equipe engajada e unida, disposta a utilizar a imaginação para mostrar aos alunos que a educação transcende as paredes da sala de aula. 

Presente há aproximadamente oito meses na rede de ensino do município, o projeto Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro é uma das ações desenvolvidas entre alunos e professores. A cada encontro, idealizado pelas coordenadoras da iniciativa, são apresentadas propostas inovadoras, que, além de disseminar o ensino, provam que o jornal pode ser utilizado em diversas disciplinas, como Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, e ajudar na formação crítica do estudante. E as atividades com essa nova ferramenta de ensino são diversas, como, por exemplo, a aplicada pela professora Michele Miranda Prado da Cunha. Pensando em trabalhar as notícias do Diário do Alto Tietê, ela desenvolveu com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I o "Notícias da Hora - Jornal na Escola!".

De acordo com a educadora, os estudantes perceberam que é possível dramatizar as notícias presentes no veículo de comunicação. "Por meio da leitura e o debate de uma matéria publicada no DAT, os alunos desenvolveram a expressão verbal ao dramatizarem o assunto. Eles transformaram a notícia em um texto teatral. O grupo se envolveu e aprendeu valores por meio dessa atividade. Foi um exercício bem abrangente", explica. 

Após conhecerem as nomenclaturas do jornal, os aprendizes produziram um poema, baseando-se na matéria estudada, e, em seguida, participaram de um júri popular, dando vida à notícia "Homem troca tiros com a polícia e acaba baleado", publicada no DAT em 12 de junho deste ano. Assim como costuma ocorrer na vida real, os participantes desempenharam algumas funções, dentre elas a de advogado de defesa e acusação, juiz, vítimas e ladrão. Para dar ênfase à ação, eles se caracterizaram para compor os seus personagens com seriedade e originalidade. 

A aluna Dafny Aparecida Marcelino de Oliveira considerou a atividade da sua professora muito interessante. "Ela é bem criativa. Para dramatizar a notícia do jornal, interpretei o papel da vítima e tive as minhas motos roubadas. Assim, descobri que a sensação de ser assaltada é horrível", comenta. 

Assim como a aluna, a advogada de defesa, a estudante Mel Rebeca de Lira, adorou participar do júri popular. "Tive de colocar em prática algo muito difícil: defender o ladrão. Para isso, eu me concentrei bastante e confiei nos meus argumentos em todos os instantes", conta. 

A atividade foi desenvolvida com toda a turma. Os que não interpretaram os personagens principais participaram do júri, ficando atento à defesa e à acusação para a decisão final do julgamento. Uma atividade que trabalhou não apenas a desinibição, interação e o envolvimento dos alunos com os assuntos que fazem parte do cotidiano, como também transmitiu mensagens referentes ao que é certo e errado e como se deve agir ao se deparar com algumas situações. Os valores, como ser um bom cidadão, por exemplo, também foram desenvolvidos.

Fonte: Diário do Alto Tietê - Gabriela Pasquale 03/10/2012

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