Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Procura-se um Mestre!



Pesquisando alguns assuntos para a realização de trabalhos na sala de aula, encontrei um texto de autor desconhecido que chamou muito minha atenção. O título, “Procura – se um mestre”, parece ser a síntese do texto encontrado no manual de redação do professor Vicente Júnior e fala de um anúncio feito por uma instituição de ensino superior, que está à procura de um professor bem especial. Inspirado pelo texto, resolvi fazer uma paráfrase nesta coluna em homenagem aos nossos professores e lançar a mesma proposta aos profissionais da educação, torcendo para que vários mestres entrem em contato. Quem quiser concorrer à vaga, basta ter as seguintes características: disposição, competência, sabedoria, dignidade, magnitude, humildade e altruísmo, para o desenvolvimento de atividades ligadas às relações humanas.
DESENVOLVIMENTO
1 º Passo: Características do educador
O profissional da educação não pode ser apenas um professor, seja ele especializado ou não, mas um profissional que vai alem de suas funções. Ele precisa “perder” tempo com os alunos, ser envolvente, cativante e que se deixa cativar.

2º Passo: Proporcionar encontros agradáveis
Procuramos um profissional que proporcione aos alunos encontros agradáveis, inteligentes, produtivos e valorize um espírito de união e cordialidade. Procuramos um profissional que saia do óbvio, que vá de encontro ao povo, que conheça a comunidade em que mora e que goste de conversar com as pessoas. 

3º Passo: Receber trabalhos voluntários
Procuramos um professor que não faça apenas chamadas e cobre tarefas. Procuramos um educador que receba atividades voluntárias, que tenha tempo de ouvir os alunos e, participar com eles, de projetos pessoais e escolares.

4º Passo: Ser um mestre
Procuramos um professor que não ensine somente o conteúdo das disciplinas escolares, mas também leciona na classe e fora dela verdadeiras lições de vida a seus alunos e passem a adquirir desde cedo, características de um bom cidadão.

5º Passo: Lições de vida
Procuramos um professor que tenha o dom de enxergar em cada aluno que lhe é confiado, a possibilidade de crescimento humano e que motive sua turma a ter coragem de realizar sonhos e lutar por eles. Querido educador, adquira todas essas qualidades e ganhe um lugar mais que especial no coração daqueles que você ajudou a formar.
Carlos Eduardo carloseduardo@opovo.com.br 
Fonte: Programa O Povo na Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário