Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jornal também é utilizado para avaliações


Credito: Escola Municipal Fioravante Slavieiro (Ponta Grossa)Credito:  Escola Municipal Fioravante Slavieiro (Ponta Grossa)
Estudantes se divertem e aprendem com leitura do jornal em sala de aula
A professora da turma do Quinto Ano na Escola Municipal Fioravante Slavieiro, em Ponta Grossa, Beatriz Chiconato, está utilizando o jornal para realizar atividades avaliativas com os alunos. 
“Acredito que o aprendizado do aluno pode ser bastante aprimorado quando as informações de vários tipos de avaliações são usadas como respaldo do ensino”, justifica. Algumas atividades foram formatadas pensando nessa metodologia.

Para avaliar o ensino da Matemática, Beatriz pediu que os jovens utilizassem as informações contidas nas notícias para criar gráficos com legenda, e que formulassem situações problema. 

A Língua Portuguesa foi avaliada com produção textual. E Conhecimentos Naturais foram contemplados em uma pesquisa por matérias que abordavam saúde e meio ambiente. “Observo que os estudantes, devido ao contato com o jornal, já percebem a grandiosidade de informações pertinentes e realizam com facilidade essa relação entre os conteúdos aprendidos em sala de aula e a realidade do dia a dia em que vivemos”, coloca a professora.

Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 16/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário