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quinta-feira, 14 de abril de 2011

Professores dão dicas de física com paródias de músicas

A famosa estratégia da decoreba é questionada por muitos educadores. Mas há os que defendem que alunos precisam decorar fórmulas para conseguir resolver problemas das áreas exatas. Veja abaixo matéria do Portal Terra sobre professores que usam paródias para ajudar os alunos. O que você acha? Reflita e troque ideias com outros educadores!

Na hora de decorar tanto conteúdo para passar nos provões, macetes são sempre válidos. O professor de física do curso pré-vestibular COC Ribeirão Preto, João César Boreggio, afirma que após a explicação teórica, antes dos exercícios, é um bom momento para apresentar canções para a turma. "A ideia da música é resumir as principais ideias da teoria", diz.

O físico explica que essa técnica é ótima não apenas para os alunos decorarem fórmulas, mas para que gravem alguma situação importante dentro do assunto. Abaixo, Boreggio e o professor de física Anderson Fernandes, também do COC, mostram algumas das paródias que utilizam em sala de aula.

Bom Xi Bom dos resistores (paródia de Xibom Bom Bom, de As Meninas)
Analisando este circuito complicado... quero me livrar dos resistores associados
Analisando este circuito complicado... quero me livrar dos resistores associados.
Se tá em série eu vou somar os resistores
Em paralelo um em cima vou colocar.
E o circuito todo mundo já conhece
Está em série soma, em paralelo um em cima
Tá em série corrente é igual
Paralelo é a ddp

Oh, cinemática, deixa disso (paródia de Deixa Disso, de Felipe Dilon)
Fim de carnaval, fim de revisão
É hora de estudar pra valer.
Prometo não fazer confusão
Entre DS e o d

A partir daquele dia então
Comecei procurar
DS, Dt em todo lugar
Só pra Vm(= DS/Dt) calcular,
Só pra Vm(=DS/Dt) calcular.
Eu contava as horas pra dizer,
Descobri que DS é numericamente
A (área sob gráfico)...

MU eu já estudei você
S é igual a S0 e tem que
Somar V.t (S=S0+V.t)
Tem que somar V.t ...
Tem que somar V.t...

Sozinho (paródia de Sozinho, de Caetano Veloso)
No vestibular cai circuito
Vou estudar agora, não depois
Tensão é energia por carga (U = E /Q)
Ou então, U = R.i (1a Lei de Ohm)

As resistências em série se somam
( Req = R1 + R2 + ... + Rn)
E nos dão uma equivalente (Req)
Elas têm a mesma corrente (Ieq = I1 = I2 = ... = In )
A mesma corrente elas têm.

Quando a ddp é zero é claro que aí tem curto. Por efeito joule o fio esquente e torra. Ou abre a chave, ou então queima tudo. Ou, ou, ou ... na sua casa "que da hora".

Em paralelo inversos se somam
(1/Req = 1/R1 +1/R2 + ... +1/Rn)
E nos dão uma equivalente (Req)
Elas têm a mesma tensão,
A mesma tensão elas têm
(Ueq = U1 = U2 = ... = Un )
A mesma tensão elas têm.

Quando a ddp é zero é claro que aí tem curto. Por efeito joule o fio esquente e torra. Ou abre a chave, ou então queima tudo. Ou, ou, ou ... na sua casa "que da hora".

The Wall (paródia de The Wall, de Pink Floyd)
(Chega) Paraleloooo, sai pelo focooo
(Chega) Pelo focooo, sai paralelooo
(Chega) Pelo centrooo, sai pelo centrooo
(Chega) Pelo vérticeee, simétrico saiii

Hey teacher esses são raios notáveis

Para formar a imagem
Preciso de dois desses raios

Não é (perfeitamente) nítida a imagem Mas com (as condições de) Gauss me satisfaz

Fonte: Portal Terra

Um comentário:

  1. Olá, agradecemos a publicação do conteúdo do Instituto Claro por aqui. Para mais ferramentas, reportagens, estudos e entrevistas sobre educação,
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    Abraço!
    Equipe do Instituto Claro

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