Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Análise do texto “Janela sobre a Palavra (IV)”, de Eduardo Galeano

Veja abaixo como a professora Simone Bueno, que leciona para 5ª série, trabalhou com o texto do escritor Eduardo Galeano junto com o jornal. Ela é de Ponta Grossa/PR e faz parte do projeto Vamos Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã.


Escola: Escola Estadual Francisco Pires Machado

Cidade: Ponta Grossa/PR

Professora: Simone Bueno

Turma: 5ª série



Resumo: "Magda Lemonnier recorta palavras nos jornais, palavras de todos os tamanhos, e as guarda em caixas. Numa caixa vermelha guarda as palavras furiosas. Numa verde, as palavras amantes. Em caixa azul, as neutras. Numa caixa amarela, as tristes. E numa caixa transparente guarda as palavras que têm magia. Às vezes, ela abre e vira as caixas sobre a mesa, para que as palavras se misturem do jeito que quiserem. Então, as palavras contam para Magda o que acontece e anunciam o que acontecerá."



Objetivo e Metodologia: Após leitura e interpretação do texto, foi realizada uma discussão sobre o significado e sensação que cada palavra carrega consigo. Os alunos citaram palavras que consideravam furiosas, amantes, neutras, tristes e mágicas. No final, os alunos chegaram à conclusão de que quando as palavras se misturavam elas formavam frases. Então foram convidados a encontrarem no jornal um exemplo de cada tipo de palavra. Essas palavras deveriam ser selecionadas, recortadas e coladas em caixas desenhadas em uma folha de papel e colorida de acordo com a classificação dada no texto. Após a colagem os alunos deveriam montar uma frase em que as cinco palavras aparecessem. Os resultados ficaram bem interessantes e alguns bastante criativos. Com a atividade pude perceber quais alunos tinham bem clara a noção de frase.


Resultados Alcançados: "Achei bastante enriquecedor conciliar uma interpretação de texto com o jornal e, posteriormente, com um conteúdo específico da disciplina. Acredito que a atividade tenha se tornado bastante significativa para os alunos." (Professora Simone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário