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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como montar uma Hemeroteca



Veja abaixo a sugestão de criação de uma hemeroteca feita pela escola José Eduardo de Sousa, do município de Horizonte/CE, que faz parte do programa O POVO na Educação, desenvolvido pelo jornal O POVO (CE). Leia e veja possibilidade de fazer uma hemeroteca com sua turma! Faça as adaptações que forem necessárias e utilizem os jornais de sua cidade.


Hemeroteca vem do grego, heméra, que quer dizer “dia”, e théke, que significa“coleção”. Hemeroteca pode ser entendida como uma seção da biblioteca, onde estão os jornais e revistas, ou seja, refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos. Acompanhe no passo a passo,como os alunos aprendem e se divertem selecionando e catalogando os textos encontrados no jornal.

Conteúdo:

Leitura e Escrita.


Objetivos:

Incentivar à pesquisa; Dinamizar a leitura e escrita


Materiais necessários:

Jornais O POVO de dias diferentes (ummês inteiro);

Papel A4 ou Ofício;

Caneta coloridas;

Lápis de cor;

Papelão ou cartolina; (para confecçãode pastas)

Grampeador;

Cola e Tesoura.


DESENVOLVIMENTO

1º PASSO

Peça para que os alunos formem equipesde no máximo cinco integrantes. Expliqueque a Hemeroteca física é umacoleção organizada de textos extraídosdo jornal e que eles mesmos podemmontar para ficar durante muito tempona escola. Não esqueça de incentivá-losinformando que esse tipo de trabalho,fará com que eles ganhem uma coleçãode textos, e que os ajudarão em suas futuraspesquisas.


2º PASSO

O segundo passo é a escolha das matériasa serem recortadas, logo após aleitura delas. É interessante que os textosselecionados estejam relacionados aum único tema, por exemplo: Meio Ambiente,Educação, Política etc. É precisoter atenção especial para as notíciasque estão no verso da página, logoa escolha dos textos será por prioridadede interesse. Informe aos alunos queé muito importante um bom recorte dojornal, para que o leitor possa ter umbom aproveitamento do texto e do assuntoque está contido nele.


3° PASSO

Muitas vezes é necessário se colar a matérianuma tira de papel, para melhoracondicioná-la na pasta de papelão, facilitandoa leitura do material selecionado


4° PASSO

Seleção do tema e registro da matériaselecionada em planilha com os campos:tema, título, data e resumo. Nesse momento,os alunos possuem a escolha defalar um pouco do que o leitor encontraráno texto fixado na Hemeroteca. Peçapara escreverem na capa da pasta, onome da escola, da biblioteca, o númeroda pasta, qual o assunto, e o periódicoutilizado.


5º PASSO

O arquivamento deve ser feito em pastasde papelão confeccionadas pelosalunos. Essas pastas também podem serfeitas de cartolina, o importante é deixara criatividade fluir e se divertir comessa montagem.


6º PASSO

A Hemeroteca pode ser guardada nasbibliotecas, salas de leitura ou de multimeios.Caso a escola não tenha salas paraesse tipo de serviço, existe a possibilidadede deixá-la na própria sala de aula.


FINALIZAÇÃO

Quando todos os textos estiverem fixados e identificados com tema, título, datae resumo, o professor pode junto comas equipes fazer uma revisão final dotrabalho.


AVALIAÇÃO

Verifique o tema escolhido pelos alunos,e se a identificação foi feita de maneiracorreta. Avalie também a integraçãodos grupos e o envolvimento que tiveramdurante a atividade.


Fonte: Coluna O POVO na Educação - Jornal O POVO (02/04/2011)

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