Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conte quem foi teu bom professor

Por Ricardo Kotscho - iG
Todos tivemos um professor que marcou nossas vidas e foi fundamental para sermos quem somos no mundo. Quem deu sorte na escola teve mais de um, como foi o meu caso, mas sempre tem aquele que a gente não esquece.

No meu caso, foi o padre José de Almeida Prado, na primeira série do ginasial no Colégio Santa Cruz, que não só me ensinou a falar português direito (até os seis anos eu só falava alemão), mas também a gostar de ler e escrever na nossa língua.

Quando nossa turma completou 40 anos de formatura, ele estava na festa e lembrou como eu lhe dava trabalho: “Você até que aprendeu direitinho a escrever, mas escrevia demais…”. Até hoje, tenho este defeito, e padre José continua firme e forte no Santa Cruz, orientando almas e mentes.

Trago estas lembranças a vocês porque acabei de chegar da reunião do “Todos Pela Educação”, movimento da sociedade civil do qual sou um dos fundadores, em que foi lançada a nova camnpanha de mobilização para a valorização dos professores.

Produzida pelo Grupo ABC, com a participação das equipes de Nizan Guanaes e Sergio Valente, a campanha “Um bom professor, um bom começo” será veiculada em todas as mídias, tendo como idéia mãe as boas lembranças que temos daqueles que nos ensinaram nos tempos de escola.

O objetivo principal do movimento “Todos Pela Educação” é garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros até 2022, ano do segundo centenário da nossa Independência. Para isso, ninguém é mais importante do que o professor, mas a tarefa de mobilizar os recursos possíveis pela melhoria do ensino é de todos nós.

É como diz a letra do jingle da campanha:

A base de toda conquista é o professor.
A fonte da sabedoria, um bom professor.
Em cada descoberta, cada invenção.
Todo bom começo tem um bom professor.

No trilho de uma ferrovia, um bom professor.
No bisturi da cirurgia, um bom professor.
No tijolo da olaria, no arranque do motor.
Tudo que se cria tem um bom professor.

No sonho que se realiza, um bom professor.
Cada nova ideia tem um professor.
O que se aprende e o que se ensina, um professor.
Uma lição de vida, uma lição de amor.

Na nota de uma partitura.
No projeto de arquitetura.
Em toda teoria.
Em tudo que se inicia.
Todo bom começo tem um bom professor.
Tem um bom professor.

Parece até coisa de Chico Buarque… Que, por sinal, também foi aluno do padre José de Almeida Prado e também escreve direitinho.

Se cada um fizer sua parte, é possível. Podemos começar pelo exemplo que dei acima: contando quem foram nossos bons professores para que eles possam servir de exemplo e estímulo aos que estão ralando nas escolas hoje plantando, com todas as dificuldaedes, as sementes de um Brasil melhor.

Faça a sua parte e conte aqui mesmo quem foi teu bom professor. Quem sabe, ele lê a tua mensagem e procura te encontrar. Dizem que recordar é viver. Pois ensinar é trabalhar por um país melhor para todos nós.

2 comentários:

  1. Adorei a música assim que ouvi pela primeira vez, quanto tempo não ouço algo que ressalte a alegria e o prazer de ser professor. Acostumados a ver sempre as notícias de que somos mal remunerados, pouco valorizados, desrespeitados e muitas vezes despreparados para o novo...lembramos que o homem é um ser mal acabado. Lembra? temos muito a aprender e o conhecimento não pode parar...
    Obrigada e sei que sou orgulhosa por ser professora.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhosa! SInceramente essa música me emocionou!
    Muito orgulho de minha escolha, de minha profissão!

    ResponderExcluir