Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Jornal ajuda professora a debater Monarquia e República com alunos



Veja abaixo como a professora Andréia Novach, que faz parte do projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã (PR), realizou uma atividade sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a partir de notícias do jornal e estimulou debate acerca da Monarquia e da República.


A professora de História da Escola Boas Novas, em Ponta Grossa (PR), Andréia Novach, utilizou as notícias publicados no jornal para ensinar aos alunos do 5º ano sobre os três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. A matéria publicada na edição de 29 de março do Jornal da Manhã, ‘Ficha limpa para o poder público de PG é aprovada’, foi o ponto de partida. O texto fez com que todos os estudantes percebessem que o que eles aprendem na escola está no dia-a-dia e bem próximo deles, e que o voto possibilita que leis sejam elaboradas, analisadas, praticadas e fiscalizadas.

Andréia, após explicar sobre os três poderes, pediu que eles identificassem outras notícias sobre o assunto, e depois organizou um debate em sala de aula, onde uma equipe defendeu a Monarquia, e a outra a República. Esse debate ajudou os jovens a compreenderem melhor o assunto. Andréia conta que os próprios estudantes chegaram à conclusão “que o período republicano é melhor [para nós] do que o período monárquico, onde só os reis e ministros tomavam decisões que, muitas vezes, não eram favoráveis ao povo”.


Esse trabalho auxiliou a professora a relacionar os textos que estão no jornal com os conteúdos trabalhado em sala de aula. E o debate gerou a crítica, e a opinião dos jovens, que apontaram pontos positivos e negativos nas notícias publicadas. Uma forma inteligente que a educadora encontrou de levar a mídia para o ensino de sua disciplina.


Fonte: Vamos Ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário