Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Análise de tirinhas

Por Ezequiel Theodoro da Silva
"O livro ainda é um bom companheiro de viagem, além de poder ser uma gostosa viagem dentro de outra viagem. Viajar e ler são hábitos associados: existem pessoas que, ao esboçarem o plano de uma viagem, já separam uma ou mais obras para saborear no banco de um ônibus, trem ou avião. Férias e leituras também caminham muito juntas, basta andar a pé ao longo de uma praia e reparar quantos banhistas estão com a cabeça enfiada num livro.

A tirinha acima ainda aponta para o lado romântico das leituras femininas. A última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2007-2008) apontou a tendência de o sexo feminino se envolverem mais com poesias, especialmente as românticas - neste caso, Álvares de Azevedo e Castro Alves são expoentes nesse gênero.

Com quem você, meu leitor ou minha leitora deste texto, gostaria de estar junto numa ilha deserta? Seria com gente ou seria com livro? Ou seria gente que também, igual a você, partilhasse do maravilhoso gosto de ler e lhe recitasse uns bons poemas românticos? Fica a pergunta e cada qual que encontre a sua resposta".

Fonte: Blog Leitura Crítica - Prof. Ezequiel Theodoro

Um comentário:

  1. Olá, sou professora de língua portuguesa e fiquei com uma dúvida: a qual sentido de "romântico" você diz que a pesquisa se refere? Ao romântico como o conhecemos agora, de cinema ou ao nosso caro Romantismo, do spleen e do nacionalismo? Para mim não ficou claro que tipo de leitura as mulheres fazem, algo que, devido à minha profissão, interessa-me muito.
    Obrigada
    Barbara

    ResponderExcluir