A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou o primeiro encontro do ano do Fórum Permanente de Desafios do Magistério, realizado pela Faculdade de Educação da instituição, Associação de Leitura do Brasil (ALB) e pelo projeto Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC.
Cerca de 800 professores estiveram reunidos no Centro de Convenções para a discussão do tema Leitura e Convergência de Mídias. Os palestrantes enfatizaram a necessidade do uso de veículos de comunicação na escola, sempre acompanhados de uma reflexão sobre os modos de produção e a contextualização das informações.
“É preciso levar a reflexão aos alunos, pensar de que forma reafirmamos discursos e construímos outros em cada uma das mídias”, explicou Rosa Fischer, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O coordenador de jornalismo do projeto Correio Escola Multimídia e professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Fabiano Ormaneze, lembrou a potencialidade da internet na construção da democracia, desde que associada ao diálogo entre várias fontes de informação.
“O ambiente multimídia só será um espaço cidadão quando o internauta estiver formado para comparar visões e abordagens, em diferentes sites informativos.” O projeto foi representado também pela professora Elizena Cortez, da equipe pedagógica, que mediou palestra de Andréa Pimentel Karan.
Fonte: Correio Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário