Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

28 de Abril - Dia Nacional da Educação Convergência de mídias é tema de fórum de professores

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou o primeiro encontro do ano do Fórum Permanente de Desafios do Magistério, realizado pela Faculdade de Educação da instituição, Associação de Leitura do Brasil (ALB) e pelo projeto Correio Escola Multimídia, do Grupo RAC.

Cerca de 800 professores estiveram reunidos no Centro de Convenções para a discussão do tema Leitura e Convergência de Mídias. Os palestrantes enfatizaram a necessidade do uso de veículos de comunicação na escola, sempre acompanhados de uma reflexão sobre os modos de produção e a contextualização das informações.

“É preciso levar a reflexão aos alunos, pensar de que forma reafirmamos discursos e construímos outros em cada uma das mídias”, explicou Rosa Fischer, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O coordenador de jornalismo do projeto Correio Escola Multimídia e professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Fabiano Ormaneze, lembrou a potencialidade da internet na construção da democracia, desde que associada ao diálogo entre várias fontes de informação.

“O ambiente multimídia só será um espaço cidadão quando o internauta estiver formado para comparar visões e abordagens, em diferentes sites informativos.” O projeto foi representado também pela professora Elizena Cortez, da equipe pedagógica, que mediou palestra de Andréa Pimentel Karan.

Fonte: Correio Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário