Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os segredos das melhores bibliotecas


A falta de hábito de leitura é um grave problema para os brasileiros. Pesquisas recentes mostram que a população do país vem lendo mais nos últimos anos, mas o percentual de leitores ainda é muito baixo (de acordo com o estudo Retratos da Leitura no Brasil, de 2008, 45 % da população estudada não leu nenhum livro nos últimos 3 meses, e é considerada não-leitor pela pesquisa).

Embora 67 % dos brasileiros saibam que existe uma biblioteca perto de seus lares, apenas 1 em cada 4 cidadãos as freqüentam, de acordo com o Retratos da Leitura. A má condição dos estabelecimentos é um dos principais fatores que contribuem para esse distanciamento do público. O Retratos da Leitura mostra que 20 % dos leitores do país não vão às bibliotecas por causa da precariedade dos estabelecimentos.

Prédios velhos, falta de acervo, verba curta, má administração, entre outros, são alguns dos motivos que afastam o público das bibliotecas, e, consequentemente, da leitura. Se os brasileiros leem pouco, uma das causas é certamente a falta de acesso que a população tem aos livros.

Fazer com que as bibliotecas tenham maior alcance e sejam disseminadoras do conhecimento é um desafio e tanto, mas, é possível, como mostram experiências bem-sucedidas pelo Brasil.

Conheça a seguir algumas ações que contribuem para a valorização das bibliotecas e estimulam o prazer da leitura.

1 - Levar a biblioteca até a população
2 - Tornar o espaço agradável
3 - Facilitar o contato com os livros
4 - Valorizar, cuidar e investir no acervo
5 - Transformar a biblioteca num lugar para as crianças
6 - Oferecer uma programação diversificada
7 - Adequar o horário á necessidade do público
8 - Envolver a comunidade na criação e manutenção
9 - Investir na divulgação
10 - Usar diferentes abordagens para estimular a leitura
11 - Trabalhar as bibliotecas escolares

Para ver os detalhes de cada dica acesse: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/melhores-bibliotecas-485917.shtml

Fonte: Educar para Crescer / Camila Gomide 08/04/2011 Foto da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, na Vila Buarque/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário