A Unicamp é a primeira universidade pública do Brasil a contar com o OCW. A criação do portal começou a ser formatada há pouco mais de dois anos, por meio de um acordo com a Universia Brasil. Na oportunidade, o objetivo era lançar a ferramenta com dez disciplinas disponíveis. “Assim que a atual administração assumiu, demos impulso ao projeto. Não foi uma tarefa trivial criar uma plataforma que contasse com recursos de edição simples e que observasse questões importantes como o respeito ao direito autoral”, relatou o titular da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Marcelo Knobel. Segundo ele, antes mesmo do lançamento oficial do OCW, vários docentes fizeram contato para manifestar o interesse de também publicar conteúdos didáticos no portal.
O trabalho de concepção da ferramenta ficou a cargo da própria PRG, em conjunto com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). Conforme o coordenador do GGTE, professor José Armando Valente, a principal proposta do OCW é aproximar a sociedade da produção técnico-científica da Unicamp, por meio da publicação das disciplinas dos cursos de graduação. “O portal vai funcionar como uma espécie de vitrine do que é feito na Universidade nesse nível de ensino. Por isso, temos certeza de que nossos docentes vão procurar disponibilizar conteúdos de alta qualidade, dado que os materiais poderão ser acessados e baixados por interessados do mundo todo”, previu.
Ainda conforme Valente, o acesso aos dados disponíveis poderá ser realizado de forma livre e sem custo. Não haverá necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Entretanto, o usuário terá que estar de acordo com as condições previstas nos “Termos de Uso”. “No momento da publicação, o GGTE confere com o docente se os direitos autorais relativos aos materiais que compõe a aula foram observados. Se houver alguma dúvida, nós adiamos a publicação até que esse ponto seja devidamente esclarecido”, detalha Valente. A ferramenta não oferece a assistência dos autores para esclarecer eventuais dúvidas, e as informações apresentadas podem não refletir o amplo conteúdo das disciplinas. O OCW também não emite certificados ou diplomas.
O diretor geral da Universia Brasil, Ricardo Fasti, prestigiou o lançamento do OCW da Unicamp. Ele agradeceu o esforço da Universidade em criar o portal. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, e a inovação é uma das características da Unicamp. Essa ferramenta certamente mexerá com uma série de situações, inclusive com métodos pedagógicos. O desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas também possam ser aprendidos a distância”, disse.
A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do projeto MIT OpenCourseWare. Este disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.
Fonte: Manuel Alves Filho / Fotos: Antoninho Perri
Edição das imagens: Luís Paulo Silva
Edição das imagens: Luís Paulo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário