Compartilhamos entrevista feito pelo jornal Diário Catarinense a Andreas Schleicher, Diretor para Educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A entrevista foi publicada hoje, 28 de abril de 2011!
Responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o alemão Andreas Schleicher aponta o desafio do educador é lidar com a diversidade em sala de aula. Mais do que isso: ele deve personalizar o aprendizado para que todos tenham as mesmas chances de sucesso.Diário Catarinense – Qual é o papel do professor do século 21?
Andreas Schleicher – O professor precisa equipar seus alunos com as competências que eles necessitam para se tornarem cidadãos ativos e trabalhadores do século 21. Ele precisa ser capaz de personalizar experiências de aprendizagem para garantir que todos os alunos tenham as mesmas chances de sucesso e deve conseguir lidar com a crescente diversidade cultural em sala de aula.
DC – Que características deve ter esse professor para que consiga cumprir bem esse papel?
Schleicher – Uma forma de responder isso é contrastar o que se esperava dos professores no passado e o que se espera deles agora. No passado, diferentes alunos eram ensinados de forma similar. Hoje, espera-se que os professores abracem a diversidade com práticas pedagógicas diferenciadas. No passado, o objetivo era padronizar. Hoje, é personalizar experiências educacionais. O passado era centrado no currículo. O presente é centrado no aluno.
DC – O que isso significa?
Schleicher – Os professores têm de reconhecer que as pessoas aprendem de maneira diferente. Eles precisam promover novas formas de levar o aprendizado ao aluno, mais propícias ao seu progresso. Uma geração atrás, eles sabiam que o que ensinavam duraria para a vida toda. Hoje, os sistemas educacionais precisam capacitar as pessoas para que se tornem aprendizes perenes, para gerir formas complexas de pensar e de trabalhar. Isso exige professores diferentes. Quando o ensino se resumia a comunicar conteúdos pré-fabricados, os países podiam ter professores de baixa qualidade. Hoje, o ensino exigido depende de professores com alto nível de conhecimento, em constante crescimento e que entendam de sua profissão. Para atraí-los, é preciso escolas com normas de gestão no lugar de formulários burocráticos, com status, remuneração, autonomia profissional e educação de alta qualidade e com sistemas eficazes de avaliação de professores e planos de carreira diferenciados.
DC – No Brasil, onde o índice de analfabetismo é alto, que tipo de professor o aluno precisa?
Schleicher – O Brasil tem feito progressos significativos. Poucos países na América do Sul progridem em ritmo semelhante. O desafio é equipar os professores para uma aprendizagem eficaz. Isso exige repensar muitos aspectos, entre eles como otimizar os sistemas de recrutamento para que selecionar os candidatos mais qualificados, como estruturar sua remuneração e dar aos de melhor desempenho oportunidade para obter mais status e responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário