Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vamos Ler promove palestra para educadores

No dia 09/09, o Projeto Vamos Ler (desenvolvido pelo Jornal da Manhã/PR) reuniu professores e alunos de Ensino Médio no SESC Ponta Grossa, em uma conversa sobre reciclagem e sustentabilidade. Para falar sobre o assunto, foram convidados o supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa, o engenheiro Clebes de Oliveira, e a coordenadora de desenvolvimento ambiental da Tetra Pak, Lilian Antunes. O evento faz parte do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’, lançado no mês de agosto em escolas de Ponta Grossa.



Em sua fala, Clebes ressaltou que um dos elementos orientadores do sistema de gestão ambiental da Masisa é prevenir a poluição e atenuar os impactos ambientais significativos, priorizando a redução de resíduos gerados e do consumo de água e energia. “Todos os resíduos sólidos gerados na empresa são controlados, ou seja, sua destinação final é ambientalmente correta”, destaca. O supervisor explicou aos participantes como é feita a destinação dos resíduos, mostrou a diferenciação - através de cores - do material que é reciclado, alertando também sobre o que é e o que não reciclável; destacou a simbologia desses materiais para facilitar a separação e lembrou quanto tempo cada um leva para se decompor.


Lilian Antunes reforçou as palavras de Clebes, e deu um destaque maior para a reciclagem. Ela exibiu um vídeo sobre a atuação da Tetra Pak no Brasil e no mundo, demonstrou como são recicladas as caixas longa vida - utilizadas pela empresa – e mostrou diversos objetos feitos a partir da reciclagem do plástico/alumínio que compõem a embalagem. Lilian está disponibilizando um kit com esses materiais para que os professores do Projeto Vamos Ler possam levar para a sala de aula e praticar com os alunos, reforçando assim a importância da reciclagem dos jornais antigos.


A Tetra Pak também desenvolve o projeto ‘Cultura Ambiental nas Escolas’, com o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais. “Nossa contribuição é fornecer informações e ferramentas para que os professores auxiliem jovens a terem uma visão mais abrangente a respeito dos problemas e soluções envolvidos na questão do lixo nas cidades”, explica Lilian. Ambos os palestrantes falaram sobre a coleta seletiva no Brasil e o problema dos aterros (lixões).


Entenda o projeto para reciclar os jornais antigos
Com o slogan ‘Um pequeno gesto que pode tornar o seu mundo mais sustentável’, o Vamos Ler, em parceria com a Masisa, criou o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. Uma ação sustentável que se preocupa, acima de tudo, com a preservação ambiental. A iniciativa partiu de Clebes de Oliveira ao questionar qual era o destino dos jornais já utilizados nas escolas, uma vez que os alunos recebem um novo exemplar a cada semana. Foi quando a questão passou a ser refletida e a ideia colocada em prática. Neste semestre, o projeto vai acontecer em dez escolas de Ponta Grossa, entre os meses de setembro e dezembro, e será acompanhado pela coordenação do Vamos Ler e pelos educadores. Para 2012, a meta é que todas as instituições de ensino ligadas ao Vamos Ler sejam incluídas.


Para reciclar os jornais, as escolas recebem uma caixa com o aviso: ‘Deposite aqui o seu jornal antigo’, convidando os alunos a trazer seus jornais velhos para a escola e dar a eles um destino sustentável. Aos professores, cabe discutir com os jovens a importância dessa ação e auxiliar no descarte dos exemplares. Para a coleta, o Vamos Ler firmou parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (Acamaruva), a qual será responsável por recolher o conteúdo da caixa uma vez ao mês. Folhetos explicativos estão sendo distribuídos entre alunos, familiares, educadores e funcionários das escolas. No site do Vamos Ler, uma página foi criada exclusivamente para fornecer notícias, artigos e outros materiais de pesquisa sobre sustentabilidade, preservação, reciclagem, e demais questões ligadas ao meio ambiente, para auxiliar nas discussões em sala de aula.


Saiba mais no site: www.vamoslerjornaldamanha.com.br
Fonte: Jornal da Manhã - Ponta Grossa/PR 23/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário