Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ler, Reciclar, Preservar

Com o slogan “Um pequeno gesto que pode tornar o seu mundo mais sustentável”, o Programa Jornal e Educação (Vamos Ler), do Jornal da Manhã, em parceria com a empresa Masisa, lançou o projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. Uma ação sustentável que preocupa-se, acima de tudo, com a preservação ambiental. A ideia surgiu do supervisor de responsabilidade social ambiental da Masisa, Clebes de Oliveira, que ao firmar parceria para apoio social ao programa, questionou qual era o destino dos jornais já utilizados nas escolas, uma vez que os alunos recebem um novo exemplar toda a semana. Foi quando a questão passou a ser refletida e então executada!
Para inciar (projeto-piloto), foram selecionadas 10 escolas de Ponta Grossa para receber a caixa para reciclagem. Durante três meses, os alunos serão orientados da importância do projeto [foram distreibuídos folhetos explicativos] e da ação de reciclar. O projeto será acompanhado pela coordenação do Vamos Ler, bem como pela equipe pedagógica das escolas participantes. No final de cada mês, uma cooperativa de recilagem irá recolher o conteúdo da caixa e então dar o destino correto aos exemplares de jornal antigos que, muitas vezes, ficavam guardados sem uso em casa ou eram jogados junto ao lixo comum, sem possibilidade de reaproveitamento de sua matéria-prima.
No próximo ano, a meta é implantar a ação em todas as instituições de ensino que fazem parte do Projeto Vamos Ler.
VAMOS LER, depois RECICLAR, e assim PRESERVAR!

Realização:

Projeto Cultural Vamos Ler, do Jornal da Manhã, em parceria com a empresa Masisa.
Beneficiadas:
Instituições de ensino participantes do Projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã.
Missão:Dar um destino sustentável aos exemplares de Jornal da Manhã antigos, depois de utilizados para leitura e outras atividades educacionais, na escola e em família, através do Projeto Vamos Ler.
Objetivos:* Promover, no ambiente de ensino (entre estudantes, educadores e funcionários) e no ambiente familiar, a conscientização da importância da reciclagem;
* Evitar que os jornais antigos sejam jogados nas ruas ou em lixos comuns, misturados com lixo orgânico;
* Auxiliar nas discussões e trabalhos a respeito do meio ambiente;
* Contribuir para a educação ambiental.
Metodologia:
As instituições de ensino que participam do Vamos Ler recebem uma caixa para reciclagem de jornais, exclusiva do projeto Vamos Ler, Reciclar e Preservar, e folhetos explicativos para orientar alunos, seus familiares, educadores e funcionários da instituição, o que é e qual a finalidade do projeto.
Os educadores e equipe pedagógica são responsáveis por levar essa temática para as suas aulas, e discutir com os alunos sobre reciclagem e sustentabilidade, bem como orientá-los em como fazer o descarte de seus jornais “antigos”.
Recolhimento dos exemplares:
Vamos Ler firmou parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (ACAMARUVA), que irá recolher os exemplares que estão na caixa uma vez ao mês.
Instituições participantes:A coordenação do Vamos Ler selecionou dez (10) instituições para participarem do projeto-piloto, que será entre setembro e dezembro de 2011. Foram escolhidas instituições das três redes de ensino atendidas pelo Vamos Ler (municipal, estadual e particular). Em 2012, o propósito é implantar o projeto Vamos Ler, Reciclar e Preservar em todas as instituições que participam do Vamos Ler, em Ponta Grossa e região.
Acompanhamento e avaliação:
A coordenação do Vamos Ler irá acompanhar o processo e verificar como a instituição, os educadores e os estudantes estão executando o projeto, e se o mesmo está cumprindo seu objetivo de ser sustentável.
Conheça as instituições contempladas no projeto-piloto:
1. Escola Boas Novas
2. Colégio Sepam
3. Colégio Sesi Ponta Grossa
4. CRAS Cará-Cará
5. Escola Municipal Plácido Cardon
6. Escola Municipal Humberto Cordeiro
7. Escola Municipal Ludovico Egg
8. Colégio Estadual Polivalente
9. Colégio Estadual Santa Maria
10. Escola Estadual Francisco Pires Machado
IMPORTANTE!
As caixas para reciclagem foram confeccionadas pelos alunos da Escola de Marcenaria Casa da Cidadania, com chapas de MDF doadas pela Masisa.
Tetra Pak também é parceira neste projeto através de palestras, oficinas e fornecendo material para ser utilizado em sala de aula.
Acompanhe o projeto: http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/index.php/component/content/article/95

Nenhum comentário:

Postar um comentário