Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Professora leva jornal à sala de aula

O jornal como ferramenta para a educação. Com esta proposta, o Programa A TARDE Educação leva o periódico impresso à sala de aula, visando incentivar a leitura e a escrita, assim como ressaltar a importância da informação para a formação dos alunos em seres críticos do espaço em que vivem.


Na Escola Municipal Agnelo de Brito, na Boca do Rio, os resultados da utilização do jornal em sala de aula são positivos. Professora do quinto ano do ensino fundamental da instituição, Carla Barros diz que o jornal é uma importante ferramenta para suas aulas e que começou a utilizar o periódico após uma oficina do A TARDE Educação, sobre tirinhas. “Fiquei encantada com o trabalho. Resolvi, então, fazer não apenas uma atividade com o jornal, mas uma semana inteira”, conta.

A didática da professora é bem simples. Durante uma semana ela leva aos seus alunos uma parte do jornal. Em cada ela trabalha com seções diferentes e a partir deste trabalho, desenvolve uma atividade baseada nesta seção. Ela relata que já trabalhou com as charges, caricatura, infografia e até com os anúncios. “Depois de mostrar aos alunos as páginas de anúncios, pedia que eles desenvolvessem um também, de maneira a aguçar sua criatividade”, diz.

Para a professora, o jornal em sala de aula é um aliado importante para a educação. “O trabalho com o jornal tem sido muito positivo. Identificamos cada parte do jornal e a partir disso produzimos nossos próprios materiais. Os alunos lêem mais, melhoraram a escrita e têm acesso à informação de qualidade”, relata Carla.

Presente em 40 municípios baianos, o Programa A Tarde Educação mostra que é sim, possível, utilizar o jornal como ferramenta para a educação. Atualmente, são, aproximadamente, 3.300 escolas atendidas.

Fonte: A Tarde Educação/ Luan Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário