Por Professora Priscilla Rohr Garcez de Oliveira
Sou professora alfabetizadora e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro, que está acontecendo no CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, na turma de 1º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2011. Na nossa turma, lemos toda a semana um jornal diferente (O Globo, Extra e O Dia) e destacamos as suas principais notícias. O objetivo dessa ação é explorar a tipologia textual do jornal (notícia), inserir práticas sociais de leitura e sensibilizar os alunos para os fatos que acontecem em nossa sociedade e no mundo.
Além das notícias, são explorados diferentes detalhes, como o preço do jornal, a forma como a data é mostrada em cada jornal; identificamos o clima/ tempo e comparamos com o nosso presente na sala de aula. Além disso, exploramos o caderno de esportes com as notícias dos times e dos campeonatos. Identificamos também alguns anúncios. Com tudo isso, estamos aprendendo que o jornal possui uma função social de grande importância.
O resultado dessa prática tem sido observado desde o início do ano. Algumas mães declararam que seus filhos passaram a se interessar pela leitura de jornais em casa. Uma mãe relatou que seu filho havia lhe pedido para comprar um exemplar quando passavam pela banca de jornal.
Desta forma, o letramento e a alfabetização caminham juntos. Através dessa prática, os alunos se sentem inseridos realmente no mundo da leitura e da escrita, pois ambas estão fazendo parte do seu contexto de vida e de sua formação de maneira significativa.
Fonte: http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=393s
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário