Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Instituto Carlos Lindenberg, da Rede Gazeta, inicia as atividades

Promover a capacitação profissional, atividades culturais e campanhas para professores, jovens e adultos, tendo como instrumento as mídias e a informação, visando à cidadania e à inclusão social no Espírito Santo. Essa é a missão do Instituto Carlos Lindenberg (ICL), da Rede Gazeta, que iniciou suas atividades, oficialmente, no mês de agosto.


O instituto é uma instituição sem fins econômicos de caráter educacional e cultural, que pretende conciliar o desenvolvimento sociocultural, a inclusão social e a cidadania capixaba, por meio de ações, eventos, programas e projetos.


Todas as ações do ICL serão balizadas em três pilares: Educação, Cidadania e Cultura. O Instituto Carlos Lindenberg também está responsável por todas as ações de Responsabilidade Social da Rede Gazeta.


A coordenação geral é do diretor executivo José Carlos Corrêa, que fará a negociação e captação de recursos e a fidelização dos parceiros. A elaboração dos projetos está sob a batuta da gerente de projetos Cristina Barbiero Moraes. A equipe ainda conta com dois assistentes e um estagiário.

Todas as ações do Instituto foram mapeadas em um evento de Planejamento Estratégico, realizado em maio deste ano, e já começam a sair do papel. “O planejamento foi muito bem estruturado e, neste momento, o nosso trabalho é fazer com que as propostas sejam bem praticadas”, disse o diretor executivo do ICL, José Carlos Corrêa.


Um dos mais entusiasmados com a criação do ICL é Cariê Lindenberg, filho do ex-governador Carlos Lindenberg. “As pessoas que conviveram com o meu pai sabem da importância dele e de suas ações”, lembra.

Cariê disse que as memórias dessa grande personalidade não podem ficar resumidas em livros ou pequenos artigos, pois não mostram todo o conjunto de sua obra. “A ideia do instituto é, também, revigorar a figura humana e política de Carlos Lindenberg e todos os conceitos que ele preconizava”.

Frentes de trabalho do ICL já iniciadas
Educação
Com a criação do Instituto Carlos Lindenberg, o Programa A Gazeta na Sala de Aula passa a ser a ação já consolidada da instituição. Em 16 anos, já capacitou 14.965 professores de 7.052 escolas do Espírito Santo, em sua maioria públicas e municipais, que utilizam os veículos de comunicação da Rede Gazeta com o objetivo de formar cidadãos críticos. O programa acaba de receber a Comenda da Categoria Jornal e Educação do Prêmio Mundial de Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais (WAN).

Cidadania
Campanhas
Entre as ações do Instituto já em andamento nessa área, está a realização de uma campanha social. A primeira será de prevenção ao uso e combate ao crack, a ser realizada junto aos veículos de comunicação da Rede.

Cultura
Acervo Carlos Lindenberg
Organização, sistematização e disponibilização em meio digital do acervo de Carlos Lindenberg, que dá nome ao Instituto. O objetivo é resgatar a história de vida (pessoal e profissional) de Carlos Lindenberg e contribuir para a preservação de sua memória. A ideia inicial é criar um espaço virtual com o acervo e propor programas de trabalho para sistematização e socialização de seu acervo histórico.


Responsabilidade Social
Doação de mídia
O Instituto apoia causas de instituições do terceiro setor, que podem pleitear doação de mídia. Há uma política definida para esse fim. Tanto o conteúdo da política quanto o formulário para candidatar-se à doação de mídia estão no endereço www.redegazeta.com.br. Os objetivos da política de doação de mídia são: mobilizar a sociedade a debater temas relevantes para a coletividade; despertar atitudes positivas na sociedade; gerar soluções concretas envolvendo a rede social através do seu poder de mobilização e articulação; promover e incorporar práticas de gestão socialmente responsável em todas as áreas da Rede Gazeta e seus parceiros.


Indicadores Ethos
Permitem à empresa se autoavaliar em relação à sustentabilidade, comparando-se com as melhores práticas na área e com o banco de dados do Instituto Ethos.


Projetos Globo
Gestão das ações realizadas nas áreas cobertas pelas emissoras da Rede Gazeta nos projetos Amigos da Escola, Esporte e Cidadania, Ação Global e Criança Esperança.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário