Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coluna do JM é fonte para jornal falado

A coluna do Jornal da Manhã ‘Conversa com a Presidenta’, do dia 13/09, foi utilizada pelas professoras Elaine Dias e Léa Tramontin nas aulas do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Humberto Cordeiro, em Ponta Grossa/PR, em um trabalho de expressão crítica e oral. O objetivo foi contribuir para a formação do aluno enquanto cidadão atuante na comunidade onde está inserido.

Os alunos foram orientados a ler as respostas da Presidenta para as perguntas de dois leitores e, individualmente, elaborar outras, abordando assuntos como saúde, violência, saneamento básico, educação e Copa do Mundo, de acordo com o interesse de cada um. Na sequência, em grupos, eles elegeram uma de suas integrantes [menina] para representar a Dilma e responder aos questionamentos recém formulados. A ‘Presidenta’ foi entrevistada por todos durante a simulação de um jornal falado. “Nosso intuito foi prover os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso e divulgação de informações, e estimular a observação, relacionando e tecendo críticas”, explicam as educadoras, que discutiram as perguntas com os jovens antes da sessão de perguntas.

A atividade envolveu várias disciplinas, como Matemática, Geografia, Ciências e Conhecimento Gerais, e destacou temas atuais da política, o que resultou em muitas argumentações críticas por parte dos jovens estudantes.


Fonte: Página JM nas Escolas - Jornal da Manhã/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário