Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

É fácil estudar no jornal "The New York Times"

26/09/2011
Por Gilberto Dimenstein 
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/980895-e-facil-estudar-no-jornal-the-new-york-times.shtml

Uma das apostas do jornal "The New York Times", um dos mais influentes do mundo, é ser, além de uma redação, uma escola, oferecendo os mais diversos cursos, em parceria com universidades e envolvendo seus jornalistas. Há de tudo na lista de cursos (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br).

Pode-se, a distância, estudar vinhos da Califórnia, neurociência, arquitetura, urbanismo, artes plásticas, ecologia, saúde. É uma espécie de universidade de conhecimentos gerais, aberta a qualquer um e em qualquer parte do mundo.

Os responsáveis pelos cursos do jornal me dizem que o projeto educacional só tende a crescer, já que eles estão apostando que vivemos (e com razão) na era da aprendizagem permanente e que as pessoas precisam de ajuda para contextualizar, com mais profundidade, tanta informação.

Por trás da escola desse jornal, há uma provocação interessante sobre o impacto das novas tecnologias no processo de aprendizagem: educação e comunicação podem gerar uma outra linguagem em comum.

Assim o leitor, além de leitor, vira também aluno. E uma redação também pode ser uma escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário