Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Carta da Terra


Você conhece a Carta da Terra? É uma declaração de princípios éticos fundamentais. Leia e estimule debates sobre o texto. Leia e procure mudar sua atitude perante o mundo: http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html Veja também o vídeo da Carta da Terra: http://migre.me/5FT7d


E mais! Uma escola de Ponta Grossa/PR, resolveu fazer atividades a partir da Carta da Terra. O Jornal da Manhã mostra como foi esse momento numa matéria publicada na página do projeto cultural Vamos Ler, no começo de junho/2011. Leia e inspire-se!



Alunos mostram formas de cuidar da natureza
Professores de Artes, Biologia e Educação Física realizam um trabalho de conscientização 
sobre a importância da preservação ambiental



Para destacar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a equipe pedagógica e professores do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, estão promovendo uma série de atividades, desde semana passada, destacando preservação e o novo Código Florestal. As discussões envolvem turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio. O principal objetivo, de acordo com a pedagoga do Colégio, Gerdiena Dykstra, é promover a conscientização do papel de cada um, enquanto cidadãos, frente ao meio ambiente.

Gerdiena explica que o trabalho iniciou a partir de uma discussão sobre o novo Código Florestal, o porquê da reformulação e suas implicações na vida dos agricultores, noticia que está na mídia televisiva todos os dias, e também no Jornal da Manhã. Ela destaca a edição de 27 de maio do JM, onde na coluna Observatório o fotógrafo Clebert Gustavo registrou uma placa, provavelmente feita por um cidadão comum, chamando a atenção para não jogar lixo nas ruas, apontando as Leis Federal e Municipal as quais preveem penalidades para quem comete a infração.


Os estudantes, orientados pela professora de Artes, Marisol Miara, resolveram copiar a ideia e fazer cartazes para serem afixados no bairro onde moram, falando da importância de preservar o meio ambiente começando com atitudes que estão ao alcance de cada um.
O professor de Biologia,Thiago Franzão, trabalhou com as turmas do Ensimo Médio os fatores que desencadeiam a poluição e as consequências devastadoras para o meio ambiente, abordando o aquecimento global e o efeito estufa. E nas aulas de Educação Física, a professora Aline da Luz também abordou o tema. Ela destacou a importância do reaproveitamento de objetos que normalmente são jogados no lixo, e ensinou como fazer um tabuleiro de xadrez com material reciclado, “evitando assim a poluição e cooperando para o equilíbrio da natureza”, esclarece Aline.


Essa semana os estudantes do 9º Ano B apresentaram um teatro para as demais turmas do Colégio. “O teatro enfoca a questão de que somos inquilinos no Planeta Terra e que Deus, através de uma carta, chama a nossa atenção sobre o fato de que não estamos mantendo a casa em ordem", explica a pedagoga Gerdiena. O texto fala de poluição, escassez de água, desperdício de alimentos e a extinção de animais.

Meio Ambiente
De que adianta falar
se nada está sendo feito.
Temos que cuidar,
e cuidar direito.
As árvores sumiram, onde estão?
O próprio ser humano sabe,
que se quer um mundo melhor no futuro,
É bom começar a cuidar,
tomar consciência e melhorar.
Queremos o Planeta inteiro
Não aceitamos Ele em pedaços.
Minha paciência é curta,
Não tenho nervos de aço,
Me pergunto: O que faço?
Basta ajudar o Planeta
Que pede Socorro!
Thaís Fernanda | 9º Ano B
Colégio Estadual Eurico Batista Rosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário