Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professoras criam jornal na escola



Como forma de estimular os alunos no uso de novas tecnologias, e promover a comunicação no ambiente escolar, as professoras de Língua Portuguesa do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos de Irati, Jucilene Mendes e Maria do Carmo da Motta, iniciaram a criação de um jornal escolar junto com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Nosso objetivo é criar situações reais e significativas de aprendizagem que estimulem o senso crítico, e desenvolver a autonomia perante as informações recebidas através dos meios de comunicação. Essa prática vai promover uma maior interação entre os alunos, além de contextualizar os conteúdos educacionais”, esclarecem as educadoras.

A primeira atividade desenvolvida com os jovens foi na sala de informática, onde todos puderam analisar a versão online do Jornal da Manhã, e discutir sobre a disposição dos conteúdos nas páginas. Em seguida, uma atenção maior foi dada aos Classificados, analisando, além da diagramação, a estrutura e linguagem utilizada. “Atualmente, estamos trabalhando com textos sobre a preservação ambiental, preconceito e trânsito. Porém, duas notícias publicadas no JM dia 24 de agosto - ‘PRF realiza mais de 3 mil testes nas estradas’ e ‘Motorista mata, foge, mas perde placa de carreta’ - chamaram muito a atenção dos escolares, e então decidimos aprofundar mais sobre o assunto violência no trânsito”, destacam.


O Jornal Escolar CEBJA – como vai se chamar - ainda está em fase de preparação, e Jucilene e Maria do Carmos garantem que todos estão envolvidos e dedicados no trabalho. “Em breve estaremos editando nosso primeiro jornal escolar, com muitas novidades e aprendizado. Além disso, estamos programando outras atividades como palestras, diversas tipologias textuais e debates entre os estudantes”, contam as professoras.


A prática está ampliando o interesse dos jovens pela leitura e escrita, e favorecendo a cooperação entre todos os professores da escola, que estão unidos neste trabalho.



Fonte: Página JM nas Escolas/ Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário