Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto EducaMídia estimula o aprendizado de alunos



Pesquisando, escrevendo textos, fotografando  e atuando como pequenos repórteres. É desta maneira que  os alunos da  Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro da Santa Cruz,  Salvador, estão multiplicando seus conhecimentos na oficina de jornalismo online, do projeto EducaMídia. O  laboratório de informática se tornou espaço de aprender técnicas jornalísticas e compartilhar as ações pedagógicas da escola.


O projeto EducaMídia, iniciado nesse mês, visa, através de técnicas jornalísticas e da comunicação, fazer com que o aluno desenvolva  a capacidade de raciocínio lógico, de interpretação e o senso crítico. Segundo os coordenadores da ação, a ideia central não é fazer um curso profissionalizante, mas usar a mídia como ferramenta complementar do aprendizado.

Para a professora de português da escola, Nordélia Costa, o projeto contribui principalmente para a escrita. “Quando os alunos escrevem com objetivo de publicar o que vão escrever, eles têm uma responsabilidade maior na hora da escrita. O projeto está contribuindo para que os estudantes produzam melhores textos”, disse.

As matérias escritas pelos próprios alunos são, depois de editadas e corrigidas pelos coordenadores do EducaMídia,  publicadas em um blog criado por eles. As ações promovidas pela escola como atividades extraclasses e eventos são noticiadas no blog escolar.

A estudante do  9º ano  da escola, Daniela Vasconcelos, 13 anos, fala sobre a experiência de estar participando do projeto: “O EducaMídia é muito legal. Estamos nos dando com jornalistas experientes que nos ensinam a escrever um bom texto. A última matéria que fiz foi sobre a disciplina de inglês, que é a que mais gosto. Quanto mais escrevo, mais melhoro a minha escrita”, comenta.

Segundo o jornalista e  um dos coordenadores do EducaMídia, Gusmão Neto, o projeto se resume em três palavras: educação, tecnologia e comunicação, além de desenvolver o conhecimento do aluno utilizando o jornalismo como elemento complementar ao aprendizado. “ Como jornalista, acredito que o cidadão é formado por uma educação de qualidade e que a imprensa tem um papel fundamental para isso. Por mais que não saia um jornalista do projeto,  que saiam  médicos , engenheiros… mas com capacidade aguçada”, afirma.

O projeto, de inclusão sociodigital,  é realizado  pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o Instituto Miguel Calmon e com alguns veículos de comunicação online de Salvador.


No laboratório de informática os alunos  elaboram seus textos jornalísticos



Fonte: Blog A Tarde EDucação - Cátia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário