Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudantes escrevem sobre olimpíadas


Credito:  Escola Rural Municipal Prefeito Claudio Mascarenhas (Ponta Grossa)
Os alunos do quinto criaram uma mascote e um símbolo para os jogos olímpicos que acontecem em março na escola
Os jovens do quinto ano da Escola Rural Municipal Prefeito Claudio Mascarenhas, em Ponta Grossa/PR, sob a orientação da professora Tatiana Viecheneski Assis, criaram o jornal escolar ‘Noticiário do Claudinho’ [Claudinho é alusivo ao patrono da instituição], no início deste ano, com o objetivo de divulgar informações a respeito da escola e da comunidade. O tema da edição de agosto foi ‘Olimpíadas’. Os alunos estudaram os fatos históricos sobre a competição, pesquisaram símbolos e bandeiras, e até criaram uma mascote, com formato de pinhão, por ser o fruto característico na localidade da escola [Pinheirinhos, na Rodovia do Café], que se tornou símbolo do jornal escolar.

A produção do Noticiário não se restringe aos acontecimentos na sala do quinto ano, os jovens repórteres discutem e acompanham os trabalhos de todas as turmas, fazem entrevistas, divulgam as atividades e incentivam a participação dos colegas.

“Hoje, quando recebemos o jornal, os alunos já se posicionam melhor diante das notícias, com mais criticidade. Apresentam melhoras na escrita e na linguagem, as discussões têm mais embasamento”, destaca Tatiana. Para a professora, é necessário que a escola fortaleça os valores sociais, como respeito, união, ética, moral, solidariedade, amor ao próximo e o engrandecimento pessoal. Envolver os alunos na produção de um informativo está contribuindo para disseminar esses valores na escola, na família e na comunidade.
O informativo está aprimorando o senso critico dos estudantes, aperfeiçoando habilidades de leitura e escrita, além de aprofundar os conteúdos disciplinares e incentivar o trabalho em equipe. “Os alunos acreditam que informar é um dever de todos nós, independente da idade. Este pensamento faz com que sejam cada vez mais participativos na sociedade em que vivem”, afirma Tatiana.
Em breve, o Noticiário fará a cobertura da ‘Miniolimpíada do Claudinho’, que acontece entre os dias 24 e 28 de setembro de 2012 na própria escola. Todos estão convidamos a prestigiar o evento.

Equipe do Noticiário do Claudinho
Diretor de Redação e Fotógrafo: Flávio Lemos de Lima.
Editor Chefe: Mabile Taques.
Repórteres: Osliene Ribeiro da Rocha e Clarice de Fátima da Silva.
Diretor Comercial: Erick Ribeiro da Rocha.

Fonte: Jornal da Manhã Talita Moretto 13/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário