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quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jovens debatem as atribuições dos políticos



O período que antecede as eleições municipais 2012 está sendo importante para se abordar, com os jovens, a atuação política e a cidadania, como acontece no Centro de Referência de Assistência Social – Unidade Sabará, em Ponta Grossa. Os professores Marcelo Kaiut e Rafaela da Silva desenvolveram um trabalho acerca dos temas Juventude e Trabalho com os alunos do Programa Projovem Adolescente, um projeto de caráter sócio-educativo. Eles utilizaram charges e matérias jornalísticas sobre as eleições e candidatos à prefeitura de Ponta Grossa, publicadas nas edições de 28 de agosto, 04 e 11 de setembro do Jornal da Manhã.

A atividade foi realizada em quatro etapas. Na primeira, os adolescentes tiveram a oportunidade de usar o Centro de Inclusão Digital (CID), do bairro Santa Paula, para pesquisar sobre as atribuições dos políticos eleitos, o funcionamento da Câmara de Vereadores e as propostas dos candidatos à prefeitura da cidade. “Este momento se desenvolveu de maneira positiva, pois foi quando os adolescentes realizaram sua primeira pesquisa na web. O significado de ‘Internet’, para a maioria deles, estava restrito a Facebook, Orkut, MSN e demais redes sociais. Aqui eles entenderam a importância da pesquisa como também souberam fazer uso dos dados pesquisados”, comentam os professores. A etapa seguinte foi ler as notícias no jornal, para conhecer as atividades de campanha dos candidatos, e interpretar as charges relacionadas ao assunto.

Após todo este processo de conhecimento e reflexão sobre a atuação política no período pré-eleições, os jovens se dividiram em grupos e formaram seus próprios partidos políticos. Nasceu então o ‘Partido Juvenil’ (PJ) e o ‘Partido Projovem’ (PPJ). Eles criaram logotipos, escolheram candidatos para representá-los, confeccionaram santinhos e elaboraram propostas que atendessem as necessidades da localidade onde residem. “Esta etapa foi fundamental para que eles pudessem perceber as necessidades do local onde vivem, relacionando-as com as atribuições de um prefeito ou vereador, baseados nas propostas dos candidatos na cidade”, esclarece Marcelo.

“Acredito que eles se conscientizaram sobre qual a nossa participação no processo eleitoral. E o mais importante é que não esperaram que as informações viessem até eles, mas foram atrás delas, pesquisaram, e as transformaram em produto de conhecimento, participando de maneira ativa nas atividades”, destaca Rafaela.

Imagens no jornal
Alunos analisam a relação da fotografia com o texto
Ainda na edição do dia 11 de setembro do Jornal da Manhã, os professores Marcelo Kaiut e Rafaela da Silva realizaram uma atividade de interpretação de imagens. Com isso, os educadores pretendiam apresentar aos jovens os elementos que formam uma imagem, fazer uma análise estética das fotografias, discutir sobre outras possibilidades de representar a mesma notícia e refletir sobre a importância de utilizar recursos visuais para ilustrar o texto de jornal. “Mostramos a estrutura de um jornal impresso e destacamos a importância da imagem e do texto para transmitir uma informação. Depois, eles selecionaram algumas imagens que estavam no JM, separaram do texto e refletiram sobre: o que a foto mostra, onde foi feita, quem é o autor, se ela corresponde à notícia e, se não corresponde, qual tipo de imagem deveria ser usada”, explicam os professores. Conteúdos dos cadernos Bola (Esportes), Safra (Agronegócios), Mix (Social e Variedade), Política e JM na Educação foram abordados pelos adolescentes. 

Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 25/09/2012

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