Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Colégio cria projeto para conscientizar alunos sobre o voto


Credito:Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí)Credito:Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí)
Os alunos criaram partidos políticos, com candidatos a prefeito evice, e apresentaram as propostas para as outras turmas do colégio
O Movimento Paraná Sem Corrupção, incentivado pelo Ministério Público com a ideia de motivar a formação crítica, a participação social e a educação para a cidadania, fez com que a equipe pedagógica e professores do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, em Carambeí, iniciassem uma série de atividades para conscientizar os jovens sobre a importância do voto e quais as funções do poder Executivo e do Legislativo. O trabalho foi organizado pela pedagoga, Gerdiena Dykstra, com auxílio do professor de Filosofia e Sociologia, Edson Correa, e da professora de História, Dione Wujastyk.

A discussão começou com a análise das propostas dos candidatos nas eleições municipais 2012, que estão sendo divulgadas no Jornal da Manhã durante o período pré-eleitoral. Depois, os alunos conferiram maior atenção para as propostas que estão sendo apresentadas no bairro do colégio, localidade onde muitos residem. “Eles observaram, após debater e refletir sobre o assunto, que alguns candidatos estão fazendo propaganda enganosa, principalmente, os vereadores porque prometem obras nos bairros, asfalto, postos de saúde, etc.”, comenta Gerdiena.

Os alunos do nono ano criaram charges contra a corrupção, que estão expostas nos murais do Colégio e despertam o interesse das demais turmas, funcionários e também dos pais que por ali passam. Já para os estudantes do Ensino Médio foi lançado o desafio de, em grupos, elaborarem propostas como se fossem candidatos a prefeito, vice e vereador, criando partidos, logos, placas, e demais materiais de campanha. O professor Edson explica que foram formados dois grupos: “um deles ficou responsável em fazer propostas enganosas, corruptas, promessas não compatíveis com sua função; e o outro grupo precisava colocar propostas sérias e condizentes com a função de prefeitos e vereadores sérios e interessados no bem do povo. As duas foram apresentadas para todos do Colégio e votadas pelos demais alunos”, explica.

De acordo com os educadores, essa dinâmica foi importante para mostrar aos jovens como a pessoas podem se enganar pelos discursos dos políticos. “As turmas do Sexto e Sétimo Anos, por exemplo, acabaram votando nas promessas enganosas, ludibriados pela fala e boa aparência dos ‘candidatos’ corruptos”, conta Edson. Os professores então voltaram às turmas esclarecendo a intenção da atividade. “Neste momento destacamos que eles têm o dever de preparar os seus parentes para votarem de forma consciente, dizendo não à venda votos e alertar sobre promessas falsas”, esclarece a pedagoga Gerdiena.

Os professores criaram um grupo de discussão no Facebook onde todos puderam interagir durante o desenvolvimento da atividade.

Cultura Afro
Professora aborda máscaras africanas em aulas de geometria
A professora de Matemática do Colégio Eurico Batista Rosas, Rosiane Antunes dos Santos, relacionou o ensino das figuras geométricas com as máscaras africanas, destacando a Cultura Afro-Brasileira [De acordo com a Lei 10.639, de 2003, é obrigatório incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a temática a ‘História e Cultura Afro-Brasileira’] nas turmas do Oitavo Ano. Os jovens pesquisaram mais sobre a história das máscaras e criaram as suas com os jornais antigos que haviam sido descartados na caixa do projeto ‘Vamos Ler, Reciclar e Preservar’. O material será exposto durante uma mostra que será realizada no Colégio, em novembro. Com esta atividade Rosiane conseguiu mostrar como os povos antigos utilizavam as figuras geométricas na criação dos objetos.

Paraná Sem Corrupção
O Movimento Paraná Sem Corrupção surgiu em maio de 2012, incentivada pelo Ministério Público, e vem conquistando a adesão da comunidade escolar, de empresários e de cidadãos paranaenses que não se conformam com a corrupção. O Movimento foi idealizado a partir de ações regionais da campanha ‘O que você tem a ver com a corrupção?’, lançada em 2007 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Mais informações no site: www.paranasemcorrupcao.org.br.

Fonte: Jornal da Manhã Talita Moretto 28/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário