Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Alunos do Jornal na Sala de Aula são premiados


Seis crianças terão a oportunidade de mudar a história do País com a publicação de uma entrevista em jornais do mundo todo.

São alunos da Escola Edson Queiroz de Maracanaú, que fazem parte do projeto Jornal na Sala de Aula, do Diário do Nordeste, e receberam, ontem, premiação simbólica (placa com o nome jornalista escrito em francês), da Associação Mundial de Jornais ( e Editores de Notícias (WAN-IFRA), que tem sua sede na França, além de brindes do Sistema Verdes Mares (SVM) e da Esmaltec, que apadrinha a escola.

Os estudantes conquistaram a Comendado Júri no concurso “A Entrevista dos Meus Sonhos”, promovida pela WAN-IFRA (sigla em inglês da associação), que desafiou crianças do mundo inteiro a escolher uma pessoa importante com atuação no serviço público,como política e direitos humanos, para fazer uma entrevista.

A seleção de Erison Lucas Medeiros Lemos, Calebe Ferreira Monte, Elinarya Ellen Paulino da Silva, Raimunda Almeida da Silva, Gabriela Lima dos Santos e Jorge Nicolas Fernandes da Silva foi pela farmacêutica Maria da Penha, por conta da história de luta dessa mulher, que deu nome à Lei11.340/2006,que protege pessoas do sexo feminino da violência doméstica. 

Dia 5/09 as crianças tiveram o primeiro contato com Maria da Penha, já que a entrevista foi feita por e-mail.

Outra premiação da entrevista do Jornal na Sala de Aula aconteceu em São Paulo, no dia 21 de agosto, quando o diretor superintendente do Diário do Nordeste, Antônio de Pádua Lopes, recebeu a comenda durante o 9º Congresso Brasileiro de Jornais, realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Para a coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Cristiane Parente, na hora em que meninos e meninas fazem uma entrevista
como esta, eles têm uma forma cidadã de transformar a realidade que vivem. “O prêmio está provando que, quando temos oportunidades,é possível mudar a históriado País”, destacou.

O diretor comercial do Diário do Nordeste, Antônio Vidal, acredita que, por meio deste tipo de iniciativa, a criança se estimula a ler.O conteúdo dos jornais é ampliado
para os professores, que replicam para os alunos, de maneira lúdica. Então, esses passam a ter interesse na leitura dos meios de informação. “Essa metodologia tem interesse
maior por parte dos estudantes por se tratar de algo presente na vida deles”, comentou.

Futuro do Brasil

Maria da Penha disse se sentir feliz por estar na companhia de jovensque são o futuro do Brasil. Segundo ela, sua história de luta por Justiça começou há mais de 19 anos. “E, graças a Deus, não veio só para mim, mas para muitas outras mulheres, através de uma lei”. Ela ressaltou que a ação é muito importante porque deu oportunidade às crianças de conhecerem a sua história. “Vocês foram sensibilizados por essa causa e é um aprendizado que jamais vai sair da mente de vocês”, pontuou.

A professora Claudiana Ferreira Almeida, da Escola Edson Queiroz, e orientadora dos estudantes no projeto, disse que o prêmio é o conjunto do esforço osalunos,do Diário do Nordeste e de Maria da Penha.“O trabalho não terminou aqui”, acrescentou. A professora informou que, durante a elaboração da entrevista, ouviu-se relatos dos meninos e meninas que se identificaram com o tema. “Não é novo para eles. Todos conhecem alguém que já sofreu violência em casa”, revelou.

A analista de Recursos Humanos da Esmaltec, que apadrinha o Projeto Jornal na Sala de Aula, Shalimar de Mesquita, contou que a empresa apoia iniciativas que ela acredita e assim acontece como projeto do jornal.



O estudante Calebe Ferreira Monte,de 12anos,destacou que foi muito bom participar da entrevista. “Aprendemos mais sobre um dos maiores ícones do Brasil, que é Maria da Penha”. A pergunta que Calebe fez foi sobre a importância da lei para a farmacêutica.

A mãe de Calebe, a dona de casa Veranúcia Ferreira Monte, contou que o filho chegava em casas empolgado quando estava desenvolvendo o projeto. “Um dia ele chegou dizendo que
ganhou. Fiquei muito feliz”. 

Já o estudante Erison Lucas MedeirosLemos,de 13anos,disse ter sido muito importante participar do trabalho porque aprendeu que quando uma mulher sofre violência precisa denunciar.

O Jornal na Sala de Aula propõe a aproximação de alunos e professores da informação.

Fonte: Diário do Nordeste 06/09/2012



Matéria do Diário do Nordeste do dia 17 de Agosto

Concurso teve participação de sete jornais brasileiros

Além do Diário do Nordeste, tivemos mais seis jornais brasileiros participando do concurso internacional e todos em excelente colocação entre os 29 entrevcistas. Entre eles, o programa A Gazeta na Sala de Aula (A Gazeta/ES), que ficou em 9º lugar. 
Nossos parabéns também aos programas Vamos Ler (Jornal da Manhã/PR); Ler para Saber Mais (Gazeta do Oeste/RN); DC na Sala de Aula (Diário Catarinense/SC), que ficou em 10º lugar, O Povo na Educação (O Povo/CE) e ao jornal Zero Hora.



Sobre a entrevista que o Programa A Gazeta na Sala de Aula fez com Maurício de Sousa veja os comentários do Júri: 

"Lots of research on the cartoonist's work but I would have liked to learn more about him personally…He's obviously a great hero in Brazil and the kids were very focused....Good interview, in that they've chosen someone they can specifically relate to, but who has a broader audience too." 
  

Sobre a entrevista que o Programa Vamos Ler fez com Marcelo Schimaneski, veja os comentários do Júri: 
"Good choice of interviewee - a moving story that is told in this interview...Some good questions, I liked the way the kids cut straight to the chase: how did you become a quadriplegic, no polite pussyfooting...Marcelo's story is well told, and you understand a lot about what drives him from it. Not only that but his paintings are very good, which would give any publisher a natural jumping off point.

Sobre a entrevista que o Programa Vamos Ler fez com Alfredo Bertoldo Klas veja os comentários do Júri: 
"I really liked this staccato of facts in the introduction and the idea of learning from other people's experiences - would have just liked to hear more from that man...His answers were too practised, not sufficiently detailed. As though he was reciting his achievements...While Mr Klas' story is interesting it is not especially unique. His battle against censorship creates some releveance (especially if you look at the modern paralells) but I think there isn't enough drawn out of him." 

Sobre a entrevista que o Programa DC na Sala de Aula fez com Padre Vilson  veja os comentários do Júri:
"Interesting interviewee - and you learn quite a thing about Brazil's history. Good choice... Another inspiration, but very wordy. This interview was more than 4 500 words long. It needed serious editing...This is a good piece, well thought out, which doesn't just appeal to the interviewees ego but tackles both the challenges he personally faced as well of those within society. It is hard to see it have widespread appeal outside the home market though."

Sobre a entrevista que o Programa O Povo na Educação fez com Alice Domenech Tupinambá veja os comentários do Júri:
"A portrait in questions and answers, well done...They handled the interview well. The questions were well thought out, and covered varied ground. The fact that they dealt with religion in a non-judgemental way is a very good journalistic sensibility." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário