Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aprendendo sobre a cidadania através do jornal impresso


A equipe de O Diário na Escola realizou a oficina “Trabalhando Cidadania no jornal” aos alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Vânia Maria Simões, Atalaia/ PR, e da Escola Municipal Duque de Caxias, Flórida/ PR, respectivamente. Os encontros tiveram como objetivo principal fazer com que as crianças refletissem sobre o que são atitudes cidadãs e atitudes não cidadãs.
Inicialmente os alunos assistiram aos vídeos “Chico Bento no shopping” e “A menina que odiava livros”, a fim de observarem se atitudes cidadãs e não cidadãs aconteciam nas cenas. Posteriormente foram feitos vários questionamentos para verificar as percepções e fatos locais que estão relacionados a tais atitudes na escola, na sociedade e na família. O conceito básico de Cidadania foi sendo assim construído pelos participantes.
A maioria dos estudantes reconheceram que diariamente comentem atitudes não cidadãs como brigar, xingar, jogar lixo no chão, não estudar para as provas, desrespeitar o colega de classe, entre outras, e ainda se comprometeram a extinguir esses atos do dia a dia deles.
“Eu aprendi que cidadania é respeitar as pessoas, não responder os pais, fazer o que é pedido e não correr de carro no trânsito. Ser cidadão evita provocar coisas ruins”, comenta o aluno João Marcos Turaça.
Alguns destacaram que muitas vezes os atos não cidadãos são cometidos por falta de conhecimento, e assim perceberam a importância do papel da escola e da leitura em suas vidas.
Na sequência as crianças foram divididas em grupos e receberam cartolinas, colas, tesouras, pinceis e diferentes edições de O Diário, para que entendessem o que é cidadania através da análise de notícias cidadãs e não cidadãs presentes nos jornais. A proposta foi que cada equipe escolhesse uma matéria que apresentasse conteúdo relacionado à cidadania e outra que não. Feito isso, coloram as notícias escolhidas nas cartolinas, discutiram os porquês das escolhas e apontaram os sentimentos provocados por tais informações.
O trabalho final resultou em cartazes que foram fixados nas paredes dos corredores das escolas, para que o conhecimento adquirido na oficina pudesse ser compartilhado com todos os alunos das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário