Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Crianças descobrem bastidores da notícia

Tem mais gente trabalhando com jornal na sala de aula. O jornal Agora, de Divinópolis, também começou um trabalho como o nosso Programa Jornal e Educação. E a gente mostra aqui para estimular que a ação se espalhe pelo país. O Ricardo Welbert, que coordena o programa,divulgou as informações.

Durante visita ao Agora, alunos de uma escola pública entrevistaram jornalistas
Por Ricardo Welbert

Os exemplares do jornal aguçaram a curiosidade das crianças (foto: Ricardo Welbert)

Mais uma escola pública de Divinópolis participou do programa Jornal na Escola, desenvolvido na cidade pelo Agora. Na terça-feira (288), uma professora e uma inspetora da Escola Estadual Manoel Corrêa Filho levaram 35 crianças à sede da empresa. Acompanhadas por um jornalista, as visitantes conheceram a Redação e descobriram alguns dos “segredos” por trás da produção de reportagens. Na gráfica, viram as impressoras e descobriram que o processo de impressão começa com a mistura das cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
Com exemplares do jornal em mãos, as crianças descobriram que as principais manchetes da edição são distribuídas na primeira página de acordo com alguns critérios de importância e noticiabilidade. Aprenderam ainda que, no jornalismo, as imagens completam os textos e vice-versa. 
A meninada esbanjou curiosidade.
– Como os repórteres ficam sabendo das coisas? – quis saber uma criança. 
– Cada caderno é feito por uma única pessoa? – questionou outra. 
– Quantas horas por dia vocês trabalham? – foi a pergunta de um aluno. 
A cada nova abordagem das espertas crianças, a equipe do jornal se esforçou para explicar da forma mais didática possível, citando exemplos simples. Ao saírem da Redação, as crianças deixaram marcas de educação e gentileza. 

Impressão

Se “a primeira impressão é a que fica”, os alunos certamente gostaram do passeio. Mesmo na gráfica, um ambiente fechado e com iluminação reduzida, os olhinhos curiosos da meninada brilhavam a cada nova explicação. O porte avantajado dos equipamentos que manipulam papel e tinta prendeu a atenção de todos. 
Durante essa última etapa do passeio, elas conheceram a diferença do papel jornal para o papel AP e também entre os formatos de impressão. Maria Júlia Bianchini de Melo, de 10 anos, diz que adorou o passeio. 
– Nunca visitei um jornal antes. Algumas coisas são muito diferentes da forma como eu imaginava. Foi ótimo! – afirma. 
Maria Fernanda Santos Gaipo, 10 anos, garante que “amou” a experiência. 
– O que aprendemos aqui reforça nosso conhecimento sobre produção de notícias.
Túlio Umbelino Coelho, 10, achou o projeto muito bom. 
– Aprendi muita coisa. Gostei principalmente das explicações sobre as manchetes e de conhecer as máquinas que imprimem o jornal – diz.

Victor Henrique Rodrigues, 10, considerou a visita “gostosa”.

– A professora já trabalha o jornalismo com a gente na sala de aula. Conhecer de perto o trabalho de cada um e ver a fase de impressão foi muito legal – disse. 
Aos 11 anos, Laura Gontijo também aprovou a visita ao jornal, na qual descobriu diversas coisas. Carolina Miranda, da mesma idade, também afirma que aprendeu muito.

Acompanhantes

A supervisora de alunos Maria de Fátima Costa disse que a visita ao jornal foi maravilhosa. 
– Estamos acostumados a ver o jornal, mas não sabíamos sobre as tarefas de cada um no processo de produção. Este passeio, bastante divertido, por sinal, vai aguçar a curiosidade dos alunos. Quem me dera se toda a escola viesse ao jornal – disse. 
Ednéa Ferreira dos Santos, professora, ensina gêneros linguísticos às crianças. O material pedagógico dela inclui 31 páginas apenas sobre os textos de reportagem. Segundo ela, levar os alunos à Redação foi “uma excelente oportunidade”.
– Não tenho palavras para descrever esta experiência. Já queremos repeti-la – diz a professora.
Diretora da instituição, Ariane Aparecida de Oliveira Alves disse que o Agoraacerta ao permitir a visita de estudantes, pois a mídia impressa é uma importante fonte de informação, que contribui para o desenvolvimento intelectual das crianças. A Escola Estadual Manoel Corrêa Filho tem cerca de 1.200 alunos, distribuídos pelas turmas dos ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos (EJA). A instituição funciona na rua Capitólio, 280, no bairro Planalto.

O programa

O Jornal na Escola é uma ação pedagógica desenvolvida em Divinópolis pelo jornal Agora, que destina exemplares a ações de incentivo à leitura que contemplem estudantes de todos os níveis, matriculados nas redes pública e particular de ensino. O objetivo é formar leitores críticos em uma perspectiva efetiva de cidadania e participação social. Diretores e professores interessados em receber a visita do jornal na escola devem agendá-la pelo 3301-8442. Para saber mais sobre o uso de jornal impresso em escolas e conferir todas as imagens das visitas de jornalistas às instituições ou de alunos ao jornal, bastar acessar o endereço eletrônico: www.programajornalnaescola.blogspot.com

A professora já trabalha o jornalismo com a gente na sala de aula. Conhecer de perto o trabalho de cada um e ver a fase de impressão foi muito legal
Victor Henrique Rodrigues - Estudante

A visita em fotos






Nenhum comentário:

Postar um comentário