Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aprendendo a economizar desde cedo

Passar informações financeiras para as crianças é uma tarefa delicada. Pais e professores tentam da melhor maneira educar os pequenos pensando, claro, na economia que precisa acontecer dentro de casa. Com a necessidade que existe hoje, no Brasil, de uma educação financeira mais intensa, a melhor maneira de demonstrar e ensinar economia para as crianças pode ser da maneira mais simples, ou seja, no próprio relacionamento de pais e filhos no cotidiano. Pensando nisso, o Colégio Cícero Nogueira, localizado no bairro Jardim Guanabara, realizou uma atividade que, ao invés de uma sala de aula comum, um supermercado é que se transformou num verdadeiro ambiente de aprendizado. 


DESENVOLVIMENTO
Projeto Educação Financeira
O projeto foi elaborado pela equipe pedagógica do Colégio Cícero Nogueira, tendo a direção da professora Evídia Alves e coordenação de Renata Alcântara, que trabalharam o tema com as crianças em um seminário. Os assuntos apresentados foram:
História do dinheiro, cheque e cartão, Nota Fiscal e desperdício, Imposto e Economia, IPTU e Aplicações e, por último, Exploração do trabalho infantil.
Aula de campo no supermercado
Com o objetivo de ajudar o educando a lidar com o dinheiro e promover uma educação financeira dentro do universo familiar, uma aula de campo foi realizada em um supermercado próximo ao Colégio, com alunos do 3º ao 5º ano. Cada criança poderia levar a quantidade de dinheiro suficiente para comprar alimentos ou outros tipos de produtos e levar para casa. O restante do dinheiro e o cupom fiscal foram conferidos pelos alunos na hora de pagar os produtos no caixa. “Foi muito gratificante organizar essa aula. As crianças fazendo sua listinha de compras, verificando se o dinheiro que tinham levado era suficiente para as compras escolhidas, observando a data de fabricação e até a admiração com os preços e ofertas”, comenta a Coordenadora do Fundamental I, Renata Alcântara.
Comportamento Infantil
Quando as crianças são bem pequenas, os pais precisam explicar para elas que existem coisas que não necessitamos no momento, mas que devemos pensar primeiramente naquilo que realmente precisamos. Essa diferenciação é de suma importância até mesmo para um melhor comportamento de meninos e meninas, que estão a todo momento visualizando diversos atrativos em sua volta.
Por Renata Alcântara - Coordenadora do Fundamental I do Colégio Cícero Nogueira
Fonte: O POVO na Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário