Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Palestra aborda as novas formas de ensino


Credito:Christopher EudesCredito:Christopher Eudes
O jornalista e palestrante Alexandre Sayad ministrou uma palestra ontem pelamanhã em Ponta Grossa para profissionais da área de educação e comunicação
O jornalista e educador Alexandre Sayad realizou uma palestra no dia 20/09 pela manhã no auditório do Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa/PR. Professores e profissionais ligados à área da comunicação tiveram a oportunidade de debater sobre os novos caminhos na arte de educar com qualidade, aliando as mídias com o ensino. O seminário foi uma promoção conjunta entre o Jornal da Manhã, através do Projeto Vamos Ler, e o Serviço Social do Comércio (SESC-PG).

Sayad, que trabalha com educação e mídias há mais de 12 anos, é coordenador do programa Idade Mídia, no Colégio Bandeirantes, em São Paulo. O projeto resultou no livro ‘Idade Mídia - A comunicação reinventada na escola’, lançado em abril deste ano. E é, justamente, um pouco da experiência relatada no livro que o jornalista e educador trouxe a Ponta Grossa. “É importante compartilhar essa experiência e mostrar o resultado de um trabalho bem sucedido para essas professoras, porque essa é uma área que ainda enfrenta muitas barreiras”, disse, referindo-se aos projetos que envolvem educação e mídias.

“São projetos que enfrentam uma resistência muito grande, mas que, como apresentam um resultado muito positivo, acabam derrubando qualquer barreira”, ressalta, ao dizer que optou por se dedicar a educação por uma inquietação. “Achei que poderia fazer muito pela área”, revela, dizendo que desde que iniciou seu trabalho realiza palestras, mas que nos últimos anos esse trabalho se intensificou. Ele ainda lembra, que apesar dos avanços, a escola ainda não está preparada para inserir a mídia como disciplina no currículo.
A professora de língua portuguesa, Sibeli Barausse, disse que debater a união entre mídias e educação é extremamente pertinente. “Hoje, os alunos acham mexer em celulares e em outros equipamentos eletrônicos mais atrativos do que assistir as aulas, então, temos que tentar aliar as novas mídias ao ensino. Temos que utilizá-las de forma educativa”, pontua, ao dizer que o ensino tem que ir além do modelo engessado. “Tenho um projeto que alia comunicação e educação onde trabalho, mas ainda enfrento resistências”, lamenta.

Vamos Ler!
Sayad elogia projeto do JM
O jornalista e educador, Alexandre Sayad, aproveitou a ocasião para tecer comentários referentes ao projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã. “Eu acompanho esse projeto há muito tempo. Acredito que há cerca de cinco anos e ele é muito bom. Há muitos projetos semelhantes na área em todo o País, mas acredito que, dentre eles, o Vamos Ler é um dos mais bem executados e sofisticados”, elogia Sayad.
O Vamos Ler! é um projeto de jornal na educação, associado a ANJ - Associação Nacional de Jornais, lançado em março de 2008 pelo Jornal da Manhã. Assiste a turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do segundo ciclo do ensino fundamental – as antigas 3ª, 4ª e 5ª séries – de escolas situadas em Ponta Grossa, Castro e Tibagi.

Palestrante
Alexandre Sayad é coordenador do programa Idade Mídia, no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, há mais de dez anos. Ele é especializado em Direitos Humanos e dedica-se a projetos interdisciplinares desde 1999. Já foi colaborador na revista Educação e no Guia do Estudante e junto com Gilberto Dimenstein fundou a Cidade Escola Aprendiz, uma associação que desde 1997 desenvolve metodologias e estratégias sociais que promovem a integração entre escolas, famílias e comunidades. Participou da criação da Rede ANDI – Comunicação e Direitos e da Rede CEP - Comunicação, Educação e Participação.

Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 21/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário