Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alunos usam jornal como ferramenta de aprendizado em Guaramirim


Formar novos leitores, incrementar o vocabulário, estar antenado com o mundo e a comunidade onde vive. Essas são apenas alguns dos benefícios que a leitura diária do jornal proporciona para os 17 estudantes da 4ª série da escola Lauro Zimmermann, em Guaramirim.

O manuseio das páginas cheias de tintas e de informação é a forma que a professora Nilva Rejane Gonçalves, de 45 anos, encontrou para ensinar os alunos de uma forma diferente. 

Há pelo menos um mês, a educadora optou em deixar os livros de literatura infantil um pouco de lado e introduziu a leitura dos periódicos. A atividade não é exclusividade das aulas de português. As reportagens auxiliam em todas as disciplinas. 

— É uma forma de complementação do estudo. Com a leitura do jornal eles recebem um leque de informação muito maior e ainda aprendem palavras novas. Eles próprios associam as matérias do jornal com a disciplina em sala de aula —, destaca.

O estudante Felipe Gabriel Hugen, dez anos, cita um exemplo de como a leitura do jornal pode ser multidisciplinar. 

— Eu gosto de ler sobre o corpo humano. Esses dias, li uma matéria sobre como as drogas afetam o cérebro. Além de aprender novas palavras, também utilizamos os conhecimentos para a aula de ciência —, indica. 

A colega Lidjalle Naeli Wick, também de dez anos, cita a palavra discografia como um dos verbetes aprendidos. 

— Significa história ou descrição da música gravada em disco —, explica a estudante, que consultou o dicionário para entender a palavra. 

A professora explica que o próximo passo do processo de aprendizagem será visitar uma redação e, depois, fazer o próprio jornal. 

— É importante eles verem como é feito o jornal para depois fazerem o deles. Esperamos que dentro de um mês tenhamos o nosso próprio jornal —, informa. 

A pequena Taiane Faria da Luz, dez anos, está ansiosa para fazer a própria reportagem. 

— Eu gosto muito de ler o jornal porque ele é mais informativo que os livros. Vai ser ainda mais legal fazer o nosso próprio jornalzinho —, espera a aluna.


Fonte: Diário Catarinense/ DC na Sala de Aula - Genielli Rodrigues 10/09/2012  (http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/dc-na-sala-de-aula/noticia/2012/09/alunos-usam-jornal-como-ferramenta-de-aprendizado-em-guaramirim-3881488.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário