terça-feira, 11 de setembro de 2012
Alunos usam jornal como ferramenta de aprendizado em Guaramirim
Formar novos leitores, incrementar o vocabulário, estar antenado com o mundo e a comunidade onde vive. Essas são apenas alguns dos benefícios que a leitura diária do jornal proporciona para os 17 estudantes da 4ª série da escola Lauro Zimmermann, em Guaramirim.
O manuseio das páginas cheias de tintas e de informação é a forma que a professora Nilva Rejane Gonçalves, de 45 anos, encontrou para ensinar os alunos de uma forma diferente.
Há pelo menos um mês, a educadora optou em deixar os livros de literatura infantil um pouco de lado e introduziu a leitura dos periódicos. A atividade não é exclusividade das aulas de português. As reportagens auxiliam em todas as disciplinas.
— É uma forma de complementação do estudo. Com a leitura do jornal eles recebem um leque de informação muito maior e ainda aprendem palavras novas. Eles próprios associam as matérias do jornal com a disciplina em sala de aula —, destaca.
O estudante Felipe Gabriel Hugen, dez anos, cita um exemplo de como a leitura do jornal pode ser multidisciplinar.
— Eu gosto de ler sobre o corpo humano. Esses dias, li uma matéria sobre como as drogas afetam o cérebro. Além de aprender novas palavras, também utilizamos os conhecimentos para a aula de ciência —, indica.
A colega Lidjalle Naeli Wick, também de dez anos, cita a palavra discografia como um dos verbetes aprendidos.
— Significa história ou descrição da música gravada em disco —, explica a estudante, que consultou o dicionário para entender a palavra.
A professora explica que o próximo passo do processo de aprendizagem será visitar uma redação e, depois, fazer o próprio jornal.
— É importante eles verem como é feito o jornal para depois fazerem o deles. Esperamos que dentro de um mês tenhamos o nosso próprio jornal —, informa.
A pequena Taiane Faria da Luz, dez anos, está ansiosa para fazer a própria reportagem.
— Eu gosto muito de ler o jornal porque ele é mais informativo que os livros. Vai ser ainda mais legal fazer o nosso próprio jornalzinho —, espera a aluna.
Fonte: Diário Catarinense/ DC na Sala de Aula - Genielli Rodrigues 10/09/2012 (http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/dc-na-sala-de-aula/noticia/2012/09/alunos-usam-jornal-como-ferramenta-de-aprendizado-em-guaramirim-3881488.html)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário